Vênus e a Qualidade nos Relacionamentos

 

De todos os temas trazidos ao consultório astrológico, um dos mais frequentes é o relacionamento amoroso. Por causa disto, resolvi escrever este artigo para um melhor entendimento sobre que tipo de orientação a Astrologia pode dar ao consulente que traz uma diversidade de situações deste a solidão prolongada até a insatisfação no relacionamento vigente, passando por incompatibilidades que surgem ao longo do casamento, infidelidade, indiferença dentre outras.

A análise de relacionamentos e parcerias na Astrologia é chamada de Sinastria. Trata-se de um estudo completo onde comparamos ambos os mapas de nascimento, identificamos o ciclo no momento do começo do relacionamento, data de casamento ou união, ciclos planetários em que ambos se encontram dentre outros detalhes. Parece complexo, mas torna possível um profundo autoconhecimento e o conhecimento do outro, o que favorece a interseção e a compreensão mútua em suas respectivas singularidades.

Neste artigo, vou me ater à localização de Vênus no mapa natal do indivíduo que, por si só, revela o gosto pessoal, a busca, as características esperadas do outro e a qualidade no relacionamento. Quando nossa Vênus está sendo “agradada”, ela está feliz e satisfeita. No entanto, nem sempre iniciamos um relacionamento por meio dela e, com o passar do tempo e da paixão, ela começa a dar sinais de insatisfação. Claro que, dependendo de sua localização, é ela que busca o entusiasmo da paixão e necessita dela como é o caso da Vênus localizada nos signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário). A estagnação e a rotina não agrada, em princípio, a nenhuma Vênus de Fogo. Se você está se relacionando com alguém com Vênus em Áries, espere aventuras, esportes radicais e muita paixão. Sem desafios e novidades, a Vênus em Áries irá se desinteressar e apagar-se rapidamente como fogo de palha. Interessante notar como a Vênus em Leão no mapa natal requer uma atenção especial, uma exclusividade aristocrática. Se Vênus em Leão não se sentir a “última bolacha do pacote”, perde o interesse.

Vênus em Sagitário e Vênus em Gêmeos sofrem algum preconceito a respeito da infidelidade. Não sei como chegaram a esta opinião, mas Vênus em Sagitário, como afirmei acima, não gosta de estagnação como é o caso dos signos de Fogo. Viajar, acampar e vida ao ar livre é do que ela gosta. Vênus em Gêmeos, elemento Ar, busca a conversa, interessa-se pelo intelecto do outro. Se não existirem mais assuntos em comum, passeios em exposições, palestras, congressos, a monotonia diminui o interesse e a vontade de estar juntos. Infidelidade só ocorre quando Vênus não está feliz e satisfeita. Claro que existem localizações em que este astro tenta manter o relacionamento, evita o término e prefere dar uma nova chance como é o caso de Vênus em Touro, Câncer, Capricórnio e Libra. São signos que preferem estabilizar e cultivar o relacionamento duradouro. Mas, acredito que o “segredo” de um relacionamento duradouro é entender a expectativa da Vênus do outro e adaptar-se àquela expectativa em caso de interesse, claro.

É bom lembrar que, por não distanciar-se muito do Sol, Vênus pode estar no mesmo signo do astro rei, nos dois anteriores ou nos dois posteriores. Portanto, se seu Sol está em Escorpião, sua Vênus pode estar nestes signos: Escorpião, Libra, Virgem, Sagitário ou Capricórnio. Não é difícil observar relacionamentos onde o Sol de um está no signo da Vênus do outro e vice-versa. Este tipo de relacionamento tende a ter uma boa longevidade e uma grande possibilidade de felicidade. Se seu Sol está em Virgem e Vênus em Leão, relacionar-se com alguém com o Sol em Leão e Vênus em Virgem pode dar aquela sensação de compatibilidade instantânea e o sentimento de ter encontrado a tal “alma gêmea”.

Vênus em Virgem costuma ser a mais “chata”, pois gosta de organização, rotina e higiene. Os acampamentos selvagens de Vênus em Sagitário podem se tornar desagradáveis para ela.

Ouço muitas reclamações sobre parceiros com Vênus em Aquário. Entendam que é a localização mais desapegada para Vênus. Não espere formalidades e comprometimentos. Se você valoriza a amizade como principal ingrediente do relacionamento, esta Vênus é ideal.

Compartilhar objetivos, planos, trabalhos e projetos é com Vênus em Virgem e Capricórnio. Se seu cônjuge é seu parceiro de negócios, verifique a combinação entre Vênus de um com o Sol de outro.

Vênus em Touro e em Libra são as mais estáveis, tranquilas e empáticas. Gostam de dar prazer e atenção ao outro. Já Vênus em Escorpião é intensa, a erotismo vibrante é atraente, mas o desejo por controle vem com a mesma intensidade.

Vênus em Câncer é a melhor opção para quem prefere a tradição e os valores familiares na união. Ficar em casa com a família assistindo um filme com pipoca a deixa feliz e satisfeita. Vênus em Peixes é atribuída ao amor incondicional e ao “complexo de Amélia” também. Dedica-se, sacrifica-se por todos e pode esquecer de si mesma. Gostam dos romances platônicos à distância, pois fantasiam o outro como o príncipe ou a princesa perfeitos e intocáveis.

Enfim, estas são algumas dicas para vocês entenderem como alinhar-se ao outro e descobrir seu próprio desejo de felicidade. Vênus ou Afrodite é a deusa do amor e da beleza, mas sempre buscou aquilo que lhe desse prazer e felicidade. Nada impede de, ao conhecer sua Vênus e a do outro, chegar-se a um acordo, pois mais incompatíveis que sejam. O interesse pela convivência, o amor e as buscas em comum podem ajudar, mas o autoconhecimento e a Sinastria são fundamentais para traçar metas de longa duração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História