Florais de Bach

 


Veja como é fácil identificar tendências para o desequilíbrio emocional através do mapa astrológico do indivíduo, a melhor ferramenta de diagnóstico para a terapia floral.

Não permitam que ninguém seja amedrontado pelo nome dado a uma doença; afinal, o que há em um nome? Não existe doença em si que seja incurável. “ Dr. Edward Bach, Palestras de Wallingford

Em 24/9/1886, nasceu o Dr. Edward Bach criador do sistema terapêutico floral, talvez o mais difundido e utilizado no mundo hoje. Sua história é singela, seu trabalho, poderoso. Seu livro, “Os Doze Curadores” é simples e acessível, além de possibilitar a correlação dos 12 principais florais de seu sistema com o desequilíbrio emocional de cada um dos 12 signos. Claro que, cada uma das 38 essências descobertas por ele integram uma terapia completa que dirige o foco ao sofrimento particular de cada indivíduo em detrimento da chamada “doença”.

Áries (*), impulsivo por natureza, quer tudo "aqui e agora", não consegue lidar com a velocidade "mais lenta" dos demais. Impatiens é o floral indicado para este tipo de ariano insatisfeito. Seu excesso de atividades mentais e/ou físicas podem levá-lo à fadiga mental ou física. Entra em cena Oak para aqueles que querem "carregar o mundo nas costas" ou Olive para esgotamento da energia vital.

As metas principais de Touro que, às vezes, podem tornar-se obstinações são a segurança e a estabilidade em seus valores. Sendo um signo ligado ao elemento terra, é ambicioso, necessita de permanência e é imperturbável quando o assunto é alcançar seus objetivos. Não costuma tolerar mudanças. Quando está desanimando facilmente, tornando-se vulnerável e depressivo após uma situação como desemprego, por exemplo, abandonam rapidamente o que começaram, é o sinal de que perdeu a fé em si mesmo. Gentian resgata esta firmeza do taurino.
Quando este estado de desânimo se agrava e a pessoa desiste de lutar, se entrega, entra em ação Gorse.

Um dos maiores sofrimentos para Gêmeos é a indecisão na escolha entre duas opções e a sua dependência da opinião dos outros. Isto porque ele já é versátil por natureza, dedica-se a inúmeras atividades, tem uma quantidade generosa de interesses e sofre quando precisa decidir. Cerato o ajuda a desenvolver sua intuição e a confiar mais em sua voz interna.

A "mãezona" do zodíaco está emocionalmente ligada à família, seja aquela família que a gerou ou aquela que ela própria gerará. Quando esta ligação torna-se uma preocupação obsessiva com os entes queridos há a necessidade de Red Chestnut. Quando Câncer, inseguro emocionalmente, resolve entrar em sua "toca", prender-se ao passado e alienar-se do presente como uma espécie de escapismo para não enfrentar a realidade, Clematis ou Honeysuckle o trazem de volta à realidade presente.

Com sua “leve” tendência autoritária, Leão quer convencer os outros de suas ideias e princípios, entusiasticamente demais! Assim, fica difícil dialogar com esta criatura ansiosa. Vervain ajuda o leonino a exercer sua liderança com naturalidade sem pressionar os outros.
Quando este autoritarismo beira a inflexibilidade ditatorial, chegando à crueldade, Vine é mais indicado.

Detalhista e perfeccionista, Virgem, às vezes, não tolera as imperfeições do outro, criticando-o em demasia: Beech para ele. Já para o subserviente, que prefere ser dominado e obedecer ordens e tem tendência a ser dependente dos outros: Centaury.

Como no mito grego de Paris, que desesperou-se ao ter sido intimado a eleger dentre as deusas Afrodite, Hera e Athena, a mais bela, Libra não equilibrado energeticamente vê-se numa indecisão atroz quando depara-se com duas alternativas a serem escolhidas: Scleranthus.

Ciúmes e possessividade são problemas que atormentam Escorpião que, não raras vezes tem impulsos profundamente investigativos para com o objeto de sua obsessão: Chicory.

A alegria e a expansão de Sagitário muitas vezes não enfrenta seus problemas, preferindo esconder-se atrás de uma “máscara” bem humorada e despreocupada. Na verdade, busca o companheirismo constante para não se depararem sozinhos, na frente de um espelho, sem disfarce para sua mente tumultuada: Agrimony dissolve esta máscara e evita que estas repressões emocionais desencadeiem futuros problemas respiratórios e dermatológicos.

A carreira, os projetos de vida e o futuro motivam Capricórnio. E quando bate aquela insegurança corrosiva? Medo de não conseguirem, medo de não serem reconhecidos: Mimulus ; perda da autoconfiança: Larch.
Oak ou Olive para os workalcoholic estressados e estafados.

Oposto a Leão, signo do “EU”, individual, Aquário é o “NÓS”, a equipe, o grupo. O isolamento pode degenerar em uma crise, cujo reflexo pode ser contraditório como aparentar orgulho, ou manter distância dos seus semelhantes. Ora, o signo da Liberdade-Igualdade-Fraternidade necessita de Water Violet para se estabilizar e voltar ao convívio tranquilo com a sociedade.

Sensível e, até mesmo sensitivo por estar fortemente conectado ao mundo espiritual, Peixes pode desenvolver um medo do “desconhecido” (Aspen) ou até mesmo uma neurose ou pânico (Rock Rose) em desequilíbrio psicológico. Sentem-se facilmente culpados por uma situação qualquer e se auto reprovam: Pine.

(*) entende-se a presença dos astros pessoais nos signos, não apenas o Sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História