Inserindo o Racionalismo e a Organização Virginianas em seus Propósitos

 

Informativo Semanal : Quarto Crescente em Virgem


Em 27/05/23 às 12:22, horário de Brasília

Período: de 27/5 a 03/06/2023


A dinâmica da fase crescente entre Virgem (Lua) e Gêmeos (Sol) é fundamentalmente racional e proporciona a organização de metodologias nas atividades e na expressão de ideias. Apesar de ser visto como um signo proeminentemente crítico e detalhista, Virgem corresponde ao arquétipo da imanência, ou seja, ao mundo manifesto e sua organização. A organização virginiana depende quase que exclusivamente da prevenção contra inconformidades combinada com a disciplina, responsáveis pela criação de uma rotina saudável, prazerosa e criativa. Se não temos hábitos saudáveis e nossa rotina é cansativa e desestimulante, somos candidatos a problemas de saúde em diversos níveis como o físico e o mental, por exemplo. Por isto que o arquétipo virginiano da organização sistematizada do mundo material nos alerta para o caos, para a procrastinação e a confusão consequentes à negação da criatividade do nosso self, ou processo de individuação, como soberano nas escolhas que irão construir o ritmo diário da nossa vida. Resistir a isto pode desencadear a vulnerabilidade da nossa prevenção contra doenças, pois se nossas escolhas fogem do nosso centro, fogem também da homeostase.

A similaridade entre Gêmeos e Virgem é seu astro regente, Mercúrio. Mercúrio é o habilidoso mensageiro dos deuses e alquimista criativo do intelecto. Seu enfoque racional possibilita a organização do pensamento e de rotinas que estruturam estratégias para atingir metas. Sem organização e disciplina não se chega a nada. Por mais que a palavra “rotina” soe enfadonha, precisamos reconhecer que a prática perseverante e preventiva nos encaminha para o sucesso em qualquer área. Claro que a motivação também é importante e, para se injetar motivação no intelecto mercurial, a visualização da concretização de metas é importante. É a partir da visualização que começa o trabalho, o aprendizado, o planejamento teórico e prático. Sem a disciplina que estabiliza a prática, não há aprendizado e, consequentemente, surge a frustração. Fazer agendas e planilhas organizacionais é inerente ao signo de Virgem que, por ser um signo do elemento Terra e de modalidade Mutável, adapta-se às necessidades do indivíduo e previne possíveis não conformidades no andamento das tarefas e atividades voltadas à realização de um objetivo. Se observarmos de perto a “natureza virgem”, concluímos que ela é de uma organização impressionante. Cada vegetal, animal, micro-organismo, inseto tem uma função que é cumprida sem procrastinação ou preguiça. É quase um caso de vida ou morte manter o equilíbrio do ecossistema em qualquer trecho observado. Se algo acontece fora do comum, a própria natureza recupera o equilíbrio para que tudo volte à organização habitual e rotineira. Ela sabe que sistema e organização previsível ou cíclica são fundamentais para a produção e o crescimento.

Saturno em Peixes marca sua presença nesta crescente opondo-se à Lua e realizando uma quadratura ao Sol. Isto significa um maior cuidado e atenção nos nossos processos mentais. Em outras palavras, estes dois aspectos tensos exigem criatividade nos sistemas de trabalho e responsabilidade quanto a divulgações. Questionamentos são bem vindos frente a dúvidas ou informações superficiais.

Práticas sugeridas: A fase crescente, especialmente em Virgem, é salutar para a organização e o planejamento de novas atividades. O foco, ao longo do período, é dedicar energia e tempo para seu trabalho ou projeto. Se não estiver trabalhando ou sem nada planejado, ajude a quem precisa e adquira experiência e prática.

Calendário biodinâmico: De 27 a 29/05 :plantio de estaquias ou semeadura de hortelã, alfazema, manjerona, açafrão, ginseng brasileiro, gengibre, citronela, louro. De 30 a 31/5 : transplantes de mudas, colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos; de 1 a 3/6: colheita e beneficiamento de castanhas, boldo, carqueja, sálvia, cedro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História