Trânsito de Júpiter em Gêmeos

 


A partir de amanhã, 25 de maio, Júpiter inicia seu trânsito pelo signo de Gêmeos. Este trânsito irá perdurar até 9 de junho de 2025, quando Júpiter ingressa em Câncer.

Gêmeos é o signo onde Júpiter encontra-se em “exílio”, termo utilizado pela Astrologia tradicional para definir o estado cósmico de um astro em um signo oposto àquele que rege: como Júpiter é regente de Sagitário, ele está exilado em Gêmeos.

Quando um astro encontra-se no signo de seu exílio, seu estado cósmico torna-se “fraco”, ou seja, seu potencial de realização ou de ações para as quais está programado dispersa-se energeticamente dizendo. No entanto, sob o paradigma do Ativismo Quântico, não existe determinismo estanque que defina ou limite a configuração para o trânsito de um astro em qualquer signo. A observação, o entendimento e o conhecimento podem extrair o máximo do potencial de Júpiter programando estratégias de acordo com a singularidade de cada aspecto. Em outras palavras, quando nos conectamos profundamente com os aspectos de Júpiter em Gêmeos sobre nosso mapa de nascimento podemos usufruir de seu movimento expansivo e prevenir as ocasionais dispersões e distorções.

Quando Júpiter transita por Sagitário, seu domicílio, ele está em sua força máxima de expansão do conhecimento superior e filosófico, alguns assuntos análogos a este signo. Entretanto, durante a expansão de qualquer onda de possibilidade, a dispersão, a distorção, o exagero e, até mesmo, a soberba e o fanatismo podem ser deflagrados quando não existe a conexão com o observador, ou seja, quando o foco não são os propósitos da alma individual traduzidos pelo mapa astrológico. Desta forma, mesmo estando em seu máximo potencial, Júpiter em Sagitário pode ser tão ou mais nocivo do que em seu exílio.

Como Gêmeos está voltado ao arquétipo que reúne conhecimento fundamental, comunicação e expressão, a influência de Júpiter tende a expandir estas áreas, favorecendo a divulgação de notícias, publicações, meios de comunicação, os relacionamentos e o ensino à longa distância. Entretanto, pelo fato de estar em seu exílio, devemos verificar tudo com acuidade, ao invés de transmitir ou divulgar informações sem o menor fundamento, mas extremamente superficiais.

Para exemplificar com perfeição esta combinação de energias astro + signo, podemos recorrer ao Oito de Espadas do Tarot de Thoth idealizado por Aleister Crowley e executado pela artista plástica Frida Harris. Conforme a ilustração, vemos duas espadas maiores sendo cruzadas por seis menores em direções opostas. Cada uma das seis espadas vem de origens e culturas diferentes: Kriss (Filipinas), Kukri (Nepal), Sramasax (germânica), Adaga, Machete (latino-americana) e Yataghan (sabre turco). Esta configuração representa a “torre de Babel” formada quando não se estabelece a comunicação de maneira correta e lógica, dando ensejo a enganos e confusões. Daí o nome da carta ser “A Interferência” e, sua regência, Júpiter em Gêmeos.

Em tempos de informação distribuída e descentralizada graças à internet, as oligarquias midiáticas agem em conluio com os governos para estabelecerem sua hegemonia na área das informações e notícias de acordo com os interesses de que detém o poder. O ingresso de Plutão em Aquário, sobre o qual publiquei diversos artigos no meu blog e no meu canal do YouTube Templo de Minerva, prejudica esta hegemonia desafiando esta tentativa de controle por meio de alguns canais onde ainda impera a liberdade de expressão. O resultado disto são as publicações dos Twitter Files e da exposição de processos milionários contra a AstraZeneca, que abateram as 'verdades' impostas pelo mainstream desde 2020.

Outro recurso que as oligarquias e os governos estão impondo para diminuir a difusão da informação descentralizada é o aumento das taxas para acesso à internet, o que está acontecendo agora em Moçambique. Isto está provocando vários protestos em Maputo, fruto de iniciativas aquarianas, ou seja, a união das comunidades em torno da liberdade e do acesso à informação e, principalmente, à pesquisa e estudos ilimitados que a internet fornece à população. Aumentar as taxas é a perversidade que certos governos usam a fim de elitizar a informação e o conhecimento, mantendo a população na ignorância. Enquanto Júpiter percorre os primeiros graus de Gêmeos, Plutão estará em trígono a ele também nos primeiros graus de Aquário, signo de Ar, voltado à comunicação, à informação, ao conhecimento e à interconexão de mentes. Este aspecto entre os dois astros favorece o discernimento e a busca pela verdade em meio a tanta tentativa de controle e censura. O que está acontecendo hoje em Moçambique pode ser um exemplo do que pode ser deflagrado em diversos países.

O trânsito de Júpiter por Gêmeos irá interferir na vida de todos nós em algum momento. Claro que estas interferências dependem da localização exata de cada astro pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte), além do ascendente e do meio-do-céu para determinar a exatidão do período e do significado de cada aspecto. Portanto, as tendências abaixo irão depender exclusivamente do momento do nascimento do indivíduo e da posição exata de cada um dos seus astros pessoais durante o trânsito.

Astros Pessoais em Áries, Gêmeos, Leão, Libra e Aquário (aspecto harmônico ou bivalente):

Oportunidades de expandir e diversificar conhecimentos através de cursos e/ou viagens. Expansão da consciência por meio de novas vertentes filosóficas ou religiosas, favorecimentos jurídicos, novos relacionamentos e parcerias. Período especial para divulgações e/ou publicações de livros, sites, revistas, jornais e blogs. Devido à dispersão do exílio, a atenção deve ser redobrada a fim de evitar exageros, enganos, saber utilizar os favorecimentos com lucidez e discernimento.

Astros Pessoais em Virgem, Sagitário e Peixes (aspecto desarmônico):

Tendência a erros de julgamento, desorganização, confusão, exageros, compulsões, fanatismo e escapismos. Devem cultivar também a lucidez e a praticidade antes de mais nada para evitar a distorção da realidade. Prevenir-se contra mal entendidos, golpes e informações tendenciosas com racionalidade e paciência.

Os demais signos não terão influência significativa ao longo do período.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Orientações para o período