Orientações para o período
O período começa com a Lua Nova em Touro (08/05 às 00h21).
A união entre os luminares completa um stellium formado por Vênus, Sol, Lua, Júpiter e Urano em Touro. Sol e Lua estão envolvidos em um alinhamento com Júpiter e Urano que indica uma boa fase para atender demandas financeiras, investimentos e priorizar a matéria que envolve nossos espíritos: o corpo e a natureza. Captar os processos sazonais e harmonizar-se com eles é uma boa prática para esta época. Moro em uma região rural a 30 km de Brasília e acabamos de entrar em um longo período de estiagem, que exige muita hidratação. Somos parte de tudo o que nos rodeia e estamos conectados, assim como as raízes das árvores conectam-se no subsolo.
Quarto-crescente em Leão (15/05 às 08h47)
O stellium em Touro permanece com a conjunção entre Sol, Vênus, Júpiter e Urano que, por sua vez, realizam a quadratura do quarto-crescente à Lua em Leão. Esta tensão realizada entre dois signos de modalidade Fixo, provoca as buscas e escolhas de acordo com nosso potencial criativo. Realizar ideias leoninas no mundo físico taurino é o convite desta fase. Horas após a fase exata, a Lua se transfere para Virgem. Portanto, ao despertar neste dia 15/5, aproveite para exercitar a imaginação no intuito de realizar algum sonho guardado pela sua criança interior antes de se dedicar ao cotidiano.
Sol em Gêmeos (20/05 às 09h59)
Lua Cheia em Sagitário (23/05 às 10h53)
O eixo formado pelo Conhecimento (Gêmeos) e pela Sabedoria (Sagitário) no plenilúnio expõe a necessidade de questionar para ir além daquilo que é demonstrado racionalmente. Esta função filosófica está cada vez mais atrofiada no mundo em que vivemos. As dúvidas e questionamentos são vistos como 'moscas na sopa' pelo mainstream midiático que quer nos entregar o prato feito das notícias e verdades absolutas. Diante disto, o questionamento ou simplesmente discordar daquilo que nos é apresentado como verdade ou ciência são vistos como pecados mortais dignos de repressão. No entanto, desde o Renascimento que recuperou a sabedoria grega, além das traduções de obras herméticas e árabes, nunca foi tão importante sair do pensamento monocromático e aproveitar esta grande ferramenta ilimitada de pesquisa que é a internet. A liberdade de expressão e de opinião, aos poucos, revela a diversidade de temperamentos e a realidade mais cedo ou mais tarde.
A conjunção exata entre Júpiter e Vênus em Touro no último grau do signo sinaliza uma derradeira oportunidade de abundância e felicidade. Aproveite a luminosidade do plenilúnio para perceber este caminho cheio de possibilidades.
Júpiter em Gêmeos (25/5 às 22h00)
Será objeto de artigo específico.
Quarto-minguante em Peixes (30/05/24 às 14h12)
Fase de eliminação daquilo que não teve resultado. A lua em Peixes conjunta a Saturno reflete a necessidade do banimento energético. Durante nosso cotidiano, sofremos vários ataques psíquicos do mundo invisível e do manifesto. Estas energias invasivas acumulam-se no nosso corpo energético interferindo em nosso pensamento e, consequentemente, provocando doenças psicossomáticas. Banhos de ervas como alecrim, mirra brasileira, capim-guiné, arruda são especiais neste período para uma boa limpeza energética.
Calendário biodinâmico:
Dia 8/5: colheita de curcuma, gengibre, ginseng e outros tubérculos, raízes e rizomas; De 9 a 11/5: plantio de guaco, hortelãs, mentas, orégano, eucalipto; De 12 a 13/5: adubação farta nos canteiros e árvores; De 14 a 15/5: plantio de alecrim, camomila, girassol, citronela, cúrcuma, cítricos; De 16 a 18/5 : plantio de vetiver, manjerona, funcho, jaborandi, capim-santo; De 19 a 20/5: transplante de mudas para o canteiro; De 21 a 23/5 : colheita de salvia, boldo, carqueja, couve; De 24 a 27/5 : poda com mais produção de biomassa para adubação verde; corte de madeira para lenha; aplicação de biofertilizante; De 28 a 29/5: corte de bambus, madeira para construção; De 30/5 a 1/6 : plantio de raízes, bulbos, rizomas; transplante de mudas para canteiros; De 1 a 3/6: adubação e preparo dos canteiros para plantio na fase nova.
Comentários
Postar um comentário