Progressões Secundárias

 

A técnica das Progressões Secundárias é a mais sutil e simbólica das previsões ou prevenções astrológicas. Quando você decide construir uma casa ou plantar uma horta, o planejamento inicial é fundamental. Você precisará medir o terreno, calcular o material e mão-de-obra necessários, verificar a melhor época para transplante das mudas etc. As progressões são assim em relação aos trânsitos planetários: o planejamento antes da execução (trânsitos).


PROGRESSÕES SECUNDÁRIAS E O PLANEJAMENTO

A subjetividade e a sutileza das progressões secundárias residem no fato de que se referem ao movimento simbólico dos astros, ascendente e meio-do-céu. Este simbolismo é a equivalência entre um dia e um ano de vida. Em outras palavras, uma rotação da Terra a partir de seu nascimento é, simbolicamente, equivalente a uma translação. Claro que, estas progressões são extremamente lentas. Os aspectos da lua progredida, por exemplo, duram meses e são extremamente sutis em suas percepções. Neste caso, os aspectos do Sol, do ascendente e o Meio-do-Céu são mais relevantes em termos de desenvolvimento de planos e projetos, uma vez que:

  1. O Sol progredido sinaliza o foco, a motivação e o desenvolvimento da realização individual;

  2. O ASC progredido sinaliza o desenvolvimento de ações e condutas em direção às buscas e metas;

  3. O MC progredido mostra o “norte”, ou seja, é uma espécie de bússola para o encaminhamento de planos e sonhos.


As progressões secundárias dependem dos trânsitos planetários para a devida execução do planejamento. Afinal, os trânsitos são movimentos reais dos astros e indicam aspectos favoráveis ou desfavoráveis para a realização das buscas.

As progressões podem ou não ser harmônicas com os trânsitos. Quando existe harmonia entre ambas as técnicas, o planejamento e a execução fluem em direção à expansão e realização de possibilidades. Quando se contradizem, o esforço da execução de algum desejo ou meta pode ser grande e, dependendo de várias configurações planetárias, valer ou não a pena.

Um exemplo simples: quando o ascendente progride e faz um sextil com Vênus no mapa natal, a disposição do indivíduo está na busca pelo 'amor', pelo relacionamento, por parcerias ou pela aceitação social pura e simples. Esta progressão pode durar entre dois a quatro anos. Concomitantemente a este período, se Júpiter em trânsito fizer uma conjunção a Vênus ou ao regente da casa 7 – calma, sem complexidades – durante dois ou três meses, denota um período extremamente propício para as interseções, contatos e relacionamentos. Até mesmo, casamento! No entanto, se nestes dois a quatro anos, Saturno em trânsito fizer uma quadratura a Vênus, o esforço para a concretização da união pode não resultar naquilo que é esperado.

Por serem muito demorados, nem sempre existem progressões relevantes sobre nosso mapa. São períodos de contínua execução, ações e iniciativas, além de resolução de conflitos entre o 'querer' e o 'poder'. Mas, estes períodos mais complexos, que envolvem uma grande diversidade de ciclos, veremos amanhã na exposição sobre Trânsitos Planetários e o Cronograma Astrológico.

Agradeço por ler e compartilhar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História