Orientações para o período

 

Pã é o guardião da Natureza, dos rebanhos e pastores. Sua conexão com os instintos naturais o torna um bom representante da lascívia humana com seus sátiros, sedutores das ninfas que não resistem a seus encantos e à sua música. Ao lado de Apolo e sua lira, Pã também criou a música com sua avena. No entanto, os viajantes noturnos temiam os perigos da escuridão das florestas e entravam em pânico (substantivo derivado etimologicamente de Pã) ante a menor ameaça. Pã personifica tudo na Natureza e representa todos os deuses do paganismo.


O período começa com a Lua Nova em Capricórnio (18/1 às 16h51 BSB)

Os luminares estão acompanhados por Marte e Mercúrio também em Capricórnio ressaltando o mito instintivo e criativo de Pã, especialmente na conjunção entre Sol, Lua e Marte. Esta configuração ressalta uma característica do arquétipo capricorniano pouco mencionado, que é a sexualidade, a lascívia e o desejo carnal sem limites. A escuridão temida pelos viajantes que entram em pânico mediante qualquer sentimento de solidão ou ameaça revela o medo de se perder na onda de instintos a exemplo de sátiros e faunos divertindo-se com ninfas e música. A escuridão da Lua Nova sugere este encontro com a escuridão sem pânico, mas mantendo sob controle os impulsos irracionais sem culpa, mas com maturidade.

Urano no final de Touro realiza aspectos com os astros em Capricórnio como uma sinalização de uma última oportunidade para o empreendedorismo e crescimento econômico no começo do ano.

Plutão conjunto a Vênus nos primeiros graus de Aquário anuncia uma formatação de relacionamentos livres, porém com foco no propósito e na razão de existir. É o desafio imposto aos mais diversos modelos de relacionamento em suas autenticidades e funcionalidades.


Sol em Aquário (19/1 às 22h44)


Marte em Aquário (23/1 às 06h30)

Será objeto de artigo específico.


Quarto-crescente em Touro (26/1 às 1h47)

As ações a favor do crescimento econômico e do empreendedorismo começam a se enraizar nesta fase crescente. O aspecto tenso entre Plutão e a Lua em Touro alerta contra a estagnação e a acomodação em situações que exigem mudanças.


Lua Cheia em Leão (01/02 às 19h09)

Este plenilúnio que envolve os signos complementares Leão (Lua) e Aquário (Sol) representa o eixo da AUTOCONSCIÊNCIA (LEÃO) – CONSCIÊNCIA COLETIVA (AQUÁRIO). A Lua em Leão necessita criar algo de que se orgulhe e transmita o brilho de sua alma. Gosta de manifestar-se dramaticamente quando não lhe dão a devida atenção ou o devido valor. Independentemente do signo solar, a Lua em Leão busca a aprovação pelas suas realizações e criações. O Sol em Aquário realiza-se expressando sua criatividade para a comunidade. Sua consciência é coletiva e busca a inserção em grupos que compartilham os mesmos ideais e metas. A combinação dos dois luminares durante a lua cheia expressa a necessidade de auto-expressão lunar em harmonia com a inserção social solar, sem projetar aquilo que é esperado pela sociedade. O caminho é buscar a comunidade afim, não adaptar-se aos ditames do grupo social pretendido em detrimento da própria identidade individual.

A proximidade de Mercúrio, Vênus e Marte com o Sol em Aquário aumentam a tensão com a Lua em Leão nas oposições que realizam. Trata-se da crescente pressão social reforçada pela mídia e organizações afins, cujo objetivo é anular a vontade e a personalidade individual. Este é um momento perfeito para meditar ou refletir sobre a realidade orwelliana que se imiscui silenciosamente na tentativa de acachapar a arte e a educação moldando-as como ferramentas ideológicas simplórias. Se pensarmos o quão distantes estamos das obras clássicas e eruditas, da literatura rica do Romantismo e, até mesmo, do bom e velho rock progressivo, cujos principais representantes são King Crimson, Emerson, Lake and Palmer, Genesis, Yes...nos questionamos por que estamos involuindo tanto. Quanto mais simplória e doutrinadora é a arte de uma sociedade, maior a possibilidade de enfraquecer seu intelecto, tornando os indivíduos meros escravos do ministério da verdade.


Quarto-minguante em Escorpião (9/2 às 9h43)

A minguante em Escorpião é a mais perfeita fase para eliminar toda e qualquer emoção que corrói a alma. Escorpião é um signo do elemento Água e de modalidade Fixo. A Lua neste signo se apega a emoções e não as digere. Em signos Fixos, a instável e volúvel Lua enrijece, resiste e acumula. Refletir e meditar sobre as emoções acumuladas que precisam ser eliminadas conscientemente antes de se tornarem foco de doenças psicossomáticas.


Calendário biodinâmico:

De 18 a 21/1: plantio ou semeadura de cavalinha, mirra, vetiver, absinto, patchouli, arruda, lúpulo, musgo; De 22 a 23/1: plantio ou semeadura de babosa, erva-cidreira, cânfora, losna, artemísia, capim-santo, lúpulo; De 24 a 25/1: plantio ou semeadura de arruda, pimentas, coentro, malva, manjericão, capuchinha, jasmim, alcachofra; De 26 a 27/1: colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos; De 28 a 29/1: adubação dos canteiros; De 30 a 31/1: plantio e colheita de folhas e frutos; De 01 a 3/2: colheita e beneficiamento de cítricos, camomila, calêndula, girassóis, alecrim, açafrão, citronela, limonete; De 4 a 5/2: colheita e beneficiamento de salsa, hortelãs, alfazema, manjerona, orégano, funcho, canela, narciso, erva-de-gato; De 6 a 07/2: corte de bambus e madeira para construção; De 08 a 10/2: podas para produção de matéria seca; De 11 a 12/2: limpeza dos canteiros; De 13 a 15/2: plantio de raízes, rizomas, tubérculos, bulbos; De 16 a 17/2 : transplantes de mudas para canteiros definitivos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Astrológico e Tarot: Sincronicidades

Orientações para o período

SOL EM AQUÁRIO E BREVE REFLEXÃO SOBRE URANO EM GÊMEOS