Orientações para o período


 O período começa com a Lua Nova em Sagitário (01/12 às 03h21 BSB)


Três dias antes da lua nova inicia-se um período de introspecção e reflexão apropriado para práticas meditativas e ritualísticas. Este período culmina exatamente no dia da lunação. Em Sagitário, estas práticas são dinâmicas, propiciando visualizações e o direcionamento energético rumo a desejos para o futuro. Entretanto, é importante mencionar a oposição dos luminares a Júpiter em Gêmeos ao longo da semana. Este aspecto pode trazer compulsões e distorção da realidade. Mantenha o foco em sua visualização. Urano em Touro e Vênus em Capricórnio formam um lindo trígono de Terra que favorece empreendimentos sólidos com a inserção de autonomia e tecnologia nos processos de trabalho e produção.


Quarto-crescente em Peixes (08/12 às 12h26)

Contradizendo a normalidade costumeira do período de desenvolvimento, a lua crescente em Peixes começa a fase em conjunção com Saturno. O pessimismo estará no ar na forma de uma neblina que reúne intenções, emoções e sofrimentos vigentes na Terra. Saturno é parte de um triângulo isósceles envolvendo também o Sol em Sagitário e Júpiter em Gêmeos. Esta configuração entre astros nos signos mutáveis sugere a tentativa estressante de adaptação a realidades decepcionantes que sensibilizam ainda mais as populações por conta das festas do final de ano. Não existe surpresa nisto, uma vez que terminamos o ano em meio a guerras acirradas, ameaças de guerra mundial, ataques nucleares e crises econômicas. Em meio a isto, Vênus no começo de Aquário encontra-se com Plutão reforçando a importância da liberdade e alertando para ferramentas de manipulação. Este aspecto é intimamente ligado à busca do livre-arbítrio e à aproximação com pessoas e grupos com mesmas afinidades intelectuais.


Lua Cheia em Gêmeos (15/12 às 06h01)

Esta lua cheia é a lua da propaganda e marketing pois, além de envolver dois signos de comunicação e expansão, inclui Júpiter conjunto à lua em Gêmeos no plenilúnio. Claro que não existe verdade absoluta, necessariamente, na propaganda, mas existe uma grande chance de divulgação à longa distância e para o maior número de pessoas. Infelizmente, isto acontece nos meios oficiais e alternativos de imprensa. Comecei a gravar alguns vídeos sobre a propagação de falácias astrológicas no meu canal @templodeminerva no YouTube justamente por causa disto. As superficialidades e mentiras sobre Astrologia são as mais visualizadas e tomadas como verdadeiras. No momento desta lua cheia, por exemplo, Mercúrio estará em movimento retrógrado e, ao contrário da crença popular, isto não significa algo negativo (veja meu vídeo sobre isto). Na verdade, Mercúrio recebe um trígono exato de Marte em Leão também retrógrado e oferece a oportunidade para resoluções rápidas, discursos ferinos porém certeiros e, principalmente, criatividade.


Sol em Capricórnio – Solstício de Verão (21/12 às 06h20 BSB).


Quarto-minguante em Libra (22/12/24 às 12h18)

Mais uma vez, a retrogradação de Júpiter em Gêmeos o aproxima da quadratura com Saturno em Peixes. O silêncio e a reflexão são altamente relevantes neste momento pois, além de evitar a dispersão via ideias e crenças infundadas, esta fase minguante reduz as chances de propagação de enganos. Logo após a comemoração do nascimento de um Deus nas religiões pagã e cristã, o momento é de preparação para uma nova fase, para a aproximação da oposição entre Marte e Plutão, e a avaliação das nossas conexões com outros seres humanos. Vênus em Aquário recebe trígono de Júpiter facilitando encontros com afinidades intelectuais mesmo à longa distância.


Calendário biodinâmico:

De 1 a 2/12: plantio de sálvia, oliveira, boldo, carqueja; De 3 a 5/12: plantio de raízes, rizomas, tubérculos, bulbos; De 6 a 7/12: plantio de arruda, cúrcuma, figueira; De 8 a 9/12: colheita e beneficiamento de lavanda, babosa, erva-cidreira, losna, capim-santo, jasmim, mil-em-ramas, lúpulo; De 10 a 11/12: poda para produção de matéria verde, biomassa, corte de madeira para lenha, adubação; De 12 a 13/12: colheita e beneficiamento de raízes, rizomas, tubérculos, bulbos; De 14 a 15/12: colheita e beneficiamento de guaco, hortelãs, mentas, eucaliptos, funcho, manjerona, orégano; De 16 a 17/12 : plantio e colheita de folhas, flores, frutos; De 18 a 20/12: limpeza de canteiros; De 21 a 22/12: plantio de raízes, bulbos, rizomas; De 23 a 25/12: plantio e cultivo de roseiras, mil-folhas, camomila, suculentas, tomilho, verbena, violeta; De 26 a 27/12: transplantes de mudas para o canteiro definitivo; De 28 a 30/12: adubação de canteiros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Padrão Feminino na Atualidade

URANO E MARTE EM TOURO

Saturno quadratura com Júpiter e a Dopamina