Equilíbrio e Parceria : Lua Nova em Libra

 

Informativo Semanal

Em 14/10/23 às 14:55, horário de Brasília

Período: de 14 a 21/10/2023

Eclipse anular do Sol


Libra inicia nossa Primavera e, com ela, vem a beleza da Natureza e as possibilidades de união e fertilidade. O Sol em Libra representa a união equilibrada, parcerias e relacionamentos, pois somos seres sociais, não vivemos sem compartilhar nossos interesses. A união de Sol e Lua em Libra nesta fase dirige também o foco para nossas necessidades afetivas nos relacionamentos.

É comum projetar em Libra o arquétipo do casamento e das parcerias em geral. Tido como o signo do “outro”, a dualidade de Libra define seu status mental no temperamento do elemento Ar (comunicação, mente, intelecto e pensamento). A percepção da existência física do “eu” e do “outro” promove outra característica tão relevante quanto os relacionamentos humanos: o equilíbrio. Quando valorizamos o equilíbrio nas nossas relações com outras pessoas, com a natureza e até com nós mesmos, reconhecemos uma conexão que não pode ser perdida ou tratada de forma descompensada.

O desequilíbrio leva ao caos, e o pensamento do elemento Ar infunde organização e ponderação como é visto no arcano do Ajustamento do Tarot de Crowley, regido por Libra. Note que o equilíbrio induz à perfeição, e a perfeição é atribuída à alma que é una e divina. A alma, ou o self, ou a pedra filosofal, conforme a concepção de cada um, resolve as dualidades da mente através da transmutação. A mente que vê a separação entre o “eu” e o “outro” se torna “supramente” meditando na unificação através do equilíbrio perfeito. Nas balanças do arcano supracitado, as letras gregas “alfa” e “ômega” demonstram que o “começo” e o “fim” fazem parte do Todo, ou seja, a “causa” e a “consequência” que sugerem o karma nos relacionamentos ou nos resultados de nossas ações equilibradas, ou não, quando interagimos com o “outro”.

Saturno em Peixes opõe-se a Vênus em Virgem, dispositor desta lunação, uma vez que Vênus é regente de Libra. O medo de se relacionar pode vir disfarçado de um falso perfeccionismo ou crítica em relação ao outro. Trata-se de uma máscara que encobre o sentimento de rejeição ou a dificuldade de adaptação às exigências familiares ou sociais. Neste caso, é fundamental cultivar a autoestima ou atividades que agregam valor pessoal como trabalhos voluntários ou terapêuticos.

O eclipse anular ocorrerá a 21 graus de Libra. Se seu mapa natal possui algum astro nesta gradação é possível que seu significado se aprofunde nos próximos 6 meses revelando questões prioritárias a serem ajustadas. Lembro que não se trata de algo negativo ou sensacionalista como costuma ser divulgado.

Práticas sugeridas: Uma das práticas mais comuns e mais eficazes para promover o equilíbrio nos relacionamentos, é utilizar pingentes com quartzo verde combinados com óleo essencial de rosas no chakra cardíaco.

Calendário biodinâmico: De 14 a 15/10: semeadura ou plantio de rosas, verbena, tomilho, violeta, artemísia; De 16 a 18/10: transplantes de mudas para canteiros; De 19 a 21/10: plantio e colheita de frutíferas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História