Manutenção - Transmutação - Lua Cheia em Touro

 


Informativo Semanal Templo de Minerva

Em 28/10/23 às 17:24, horário de Brasília

Período: de 29/10 a 04/11/2023

Eclipse Parcial da Lua


O eixo formado pelo Sol em Escorpião e a Lua em Touro neste plenilúnio compreende a MANUTENÇÃO (Touro) e a TRANSMUTAÇÃO (Escorpião). Seu significado é o contínuo fluxo de crescimento, acúmulo, florescimento, maturidade, decadência, falência, recolhimento, envelhecimento e morte que percebemos no mundo material. Nada, nem ninguém foge ao fluxo contínuo: das estrelas aos vírus, o ciclo é permanente e inevitável. Apegar-se à fantasia da inércia imutável daquilo que causa prazer, gera sofrimento diante da inevitabilidade da perda ou da mudança.

Compreender e aceitar os eternos ciclos naturais de morte e nascimento rumo à transmutação, por exemplo, pode contribuir para a conexão mais profunda com as próprias emoções. Mesmo não tendo o poder absoluto de controlar os próprios sentimentos, pelo menos os momentos introspectivos podem silenciar a mente e perceber com profundidade a expressão mais essencial, ou seja, da própria alma.” (SCHWARZWALD, Mônica. O Salto Quântico Astrológico : A TeoriaQuântica Aplicada aos Arquétipos Astrológicos, 2018)

Evitar a realização e a concretização de valores que acrescentam beleza e fertilidade ao mundo recai na constante insatisfação, inquietude e destruição das possibilidades. Aceitar taoisticamente o fluxo e evoluir com ele é desprezar a massa da estrela, mas manter o seu brilho.

Existem muitas lendas na Astrologia de cunho premonitório ou vaticinador e o eclipse lunar ou solar é um deles. Isto é plenamente justificável quando pensamos nos sumérios ou maias que viam o luminar desaparecer nas sombras. Claro que era motivo para preocupação e terror.

Alguns defendem até hoje que, o ponto exato do eclipse sobreposto ao mapa individual pode afetar aquele assunto e “obscurecer” as decisões do indivíduo. Sinceramente? Depois de mais de 20 anos de prática, nunca vi isto se realizar. É como o “regente do ano” anunciado aos quatro cantos no começo do ano, mas esquecido no final do mesmo. Em outras palavras, só serve para promover falácias, inclusive a nível de Astrologia Mundial.

Crença já é outra coisa. Se alguém é muito impressionável, sensível ou sugestionável, ele pode até sentir as picadas de um boneco voodoo como seu “avatar”. Se você acredita que o eclipse é um mal presságio, vai culpar este interessante fenômeno por qualquer mazela que aconteça decorrente dele, e nada pode ser feito, pois a fé é uma das coisas mais poderosas que nós temos, tanto para nossa evolução como para a involução. A fé destitui a responsabilidade.

Claro que, cada um de nós tem um nível de sensibilidade em relação àquilo que nos cerca. É a Lua no nosso mapa natal que irá demonstrar isto. Se você nasceu com a Lua nos pontos cardinais do mapa, especialmente, ascendente e meio-do-céu ou, se seu signo lunar é algum do elemento Água (Câncer, Escorpião ou Peixes), então você “é de lua”, ou seja, é bastante sensível e vulnerável aos ciclos lunares que mexem com seu humor. Entender isto e se proteger por meio de algum processo terapêutico é um primeiro passo para o autoconhecimento ou a auto aceitação consciente e lúcida com ou sem eclipse.

Ao longo dos próximos dias até o quarto minguante, Netuno em Peixes estará em oposição a Vênus em Virgem. É o típico aspecto "faca de dois gumes": Por um lado, trata-se de uma configuração que objetiva o perdão, o amor incondicional, o acolhimento e a alteridade. O criticismo de Vênus em Virgem ofusca-se diante do mundo das fantasias e devaneios netunianos. A visão cética e detalhista dá lugar ao romantismo e à espiritualidade. Por outro lado, enganos, ilusões e o sentimento de traição nos relacionamentos acabam vindo à tona tarde demais, deixando um sentimento amargo por acreditar e confiar no outro. O equilíbrio e o discernimento diante desta fase são escolhas individuais e coletivas, quando a autoria existencial é prioridade em ambos os casos.

Práticas sugeridas: A luminosidade do plenilúnio taurino permite a revelação dos nossos valores e necessidades de conforto, não só material, mas emocional. Deixe seu quartzo rosa perto de você ou utilize-o como pingente. Aproveite também para cuidar do corpo físico com massagens, exercícios tipo pilates e outras atenções merecidas.

Calendário biodinâmico: De 29 a 30/10 : colheita e beneficiamento de rosas, alcachofra, hortelã-pimenta, tomilho, camomila, verbena, violeta, artemísia, zimbro, guaco, alfazema, salsa, manjerona, orégano, funcho, canela; De 31/10 a 1/11: colheita e beneficiamento de babosa, erva cidreira, cânfora, jasmim, lírio, gengibre, lúpulo, losna, capim-santo; De 2 a 4/11: poda para produção de biomassa, adubação, aplicação de biofertilizantes. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História