Informativo Semanal: Lua Cheia em Touro
Eclipse Total da Lua
Em 08/11/22 às 08:02, horário de Brasília
Período: de 8 a 16/11/2022
Arcano da Semana
O Arcano Maior Hierofante é regido pelo signo de Touro. Ele representa nossos valores e interesses que habitam nossa filosofia de vida e compõem nossas regras, crenças e condutas. Ísis se coloca à frente do Hierofante, lembrando a importância fundamental da subjetividade na nossa psique e intuição a fim de evitar posturas dogmáticas e rígidas.
O eixo formado pelo Sol em Escorpião e a Lua em Touro neste plenilúnio compreende a MANUTENÇÃO (Touro) e a TRANSMUTAÇÃO (Escorpião). Seu significado é o contínuo fluxo de crescimento, acúmulo, florescimento, maturidade, decadência, falência, recolhimento, envelhecimento e morte que percebemos no mundo material. Nada, nem ninguém foge ao fluxo contínuo: das estrelas aos vírus, o ciclo é permanente e inevitável. Apegar-se à fantasia da inércia imutável daquilo que causa prazer, gera sofrimento diante da inevitabilidade da perda ou da mudança.
“Compreender e aceitar os eternos ciclos naturais de morte e nascimento rumo à transmutação, por exemplo, pode contribuir para a conexão mais profunda com as próprias emoções. Mesmo não tendo o poder absoluto de controlar os próprios sentimentos, pelo menos os momentos introspectivos podem silenciar a mente e perceber com profundidade a expressão mais essencial, ou seja, da própria alma.” (SCHWARZWALD, Mônica. O Salto Quântico Astrológico : A TeoriaQuântica Aplicada aos Arquétipos Astrológicos, 2018)
Evitar a realização e a concretização de valores que acrescentam beleza e fertilidade ao mundo recai na constante insatisfação, inquietude e destruição das possibilidades. Aceitar taoisticamente o fluxo e evoluir com ele é desprezar a massa da estrela, mas manter o seu brilho.
Existem muitas lendas na Astrologia de cunho premonitório ou vaticinador e o eclipse lunar ou solar é um deles. Isto é plenamente justificável quando pensamos nos sumérios ou maias que viam o luminar desaparecer nas sombras. Claro que era motivo para preocupação e terror.
Alguns defendem até hoje que, o ponto exato do eclipse sobreposto ao mapa individual pode afetar aquele assunto e “obscurecer” as decisões do indivíduo. Sinceramente? Depois de mais de 20 anos de prática, nunca vi isto se realizar. É como o “regente do ano” anunciado aos quatro cantos no começo do ano, mas esquecido no final do mesmo. Em outras palavras, só serve para promover falácias, inclusive a nível de Astrologia Mundial.
Crença já é outra coisa. Se alguém é muito impressionável, sensível ou sugestionável, ele pode até sentir as picadas de um boneco voodoo como seu “avatar”. Se você acredita que o eclipse é um mal presságio, vai culpar este interessante fenômeno por qualquer mazela que aconteça decorrente dele, e nada pode ser feito, pois a fé é uma das coisas mais poderosas que nós temos, tanto para nossa evolução como para a involução. A fé destitui a responsabilidade.
Claro que, cada um de nós tem um nível de sensibilidade em relação àquilo que nos cerca. É a Lua no nosso mapa natal que irá demonstrar isto. Se você nasceu com a Lua nos pontos cardinais do mapa, especialmente, ascendente e meio-do-céu ou, se seu signo lunar é algum do elemento Água (Câncer, Escorpião ou Peixes), então você “é de lua”, ou seja, é bastante sensível e vulnerável aos ciclos lunares que mexem com seu humor. Entender isto e se proteger por meio de algum processo terapêutico é um primeiro passo para o autoconhecimento ou a auto aceitação consciente e lúcida com ou sem eclipse.
O que venho observando na prática é o eclipse exato, ou seja, visualizado em sua totalidade em determinadas regiões do planeta. Desde 1997, quando ocorreu um eclipse total do Sol no Oriente Médio, percebo que as regiões atingidas por ele sofrem algumas instabilidades das mais diversas origens: naturais, econômicas, políticas etc. Compartilho o mapa astrocartográfico abaixo com as regiões sinalizadas para observarmos os efeitos até o próximo eclipse. Comentem caso vocês percebam algo peculiar.
Práticas sugeridas: A luminosidade do plenilúnio taurino permite a revelação dos nossos valores e necessidades de conforto, não só material, mas emocional. Deixe seu quartzo rosa perto de você ou utilize-o como pingente. Aproveite também para cuidar do corpo físico com massagens, exercícios tipo pilates e outras atenções merecidas.
Calendário biodinâmico: De 8 a 11/11 : colheita e beneficiamento de rosas, alcachofra, hortelã-pimenta, tomilho, camomila, verbena, violeta, artemísia, zimbro, guaco, alfazema, salsa, manjerona, orégano, funcho, canela; De 12 a 14/11: colheita e beneficiamento de babosa, erva cidreira, cânfora, jasmim, lírio, gengibre, lúpulo, losna, capim-santo; De 15 a 16/11: poda para produção de biomassa, adubação, aplicação de biofertilizantes.
Comentários
Postar um comentário