Ícaro e o Ego - Quarto Minguante em Leão

 


Informativo Semanal

Em 05/11/23 às 05:36, horário de Brasília

Período: de 05 a 12/11/2023

O simbolismo da Lua minguante em Leão com o Sol em Escorpião remete à necessidade de abrir mão da neurose de que tudo gira em torno do “eu”, desequilíbrio típico do signo de Leão. Leão e Aquário fazem parte do mesmo eixo astrológico. Quando o Sol está em Leão, a Terra está transitando por Aquário sob o ponto de vista de um hipotético observador no Sol. Se a autoconsciência leonina não estiver inserida na consciência coletiva aquariana, não existe integração ou possibilidades de realização, pois estamos todos conectados. O respeito à singularidade individual é parte intrínseca da diversidade na coletividade. Visar o sucesso do coletivo, a partir das respectivas realizações individuais, acaba se tornando satisfatório em todos os níveis e proporciona o entendimento na relação humana.

Leão e Escorpião, ambos de modalidade Fixo, costumam não receber de bom grado as eliminações, términos e banimentos típicos da fase minguante. Abrir mão do controle e do poder para ambos pode ser desafiador. A resistência às perdas e mudanças bloqueia o fluxo natural da vida, podendo causar até doenças a nível físico. Problemas no sistema excretor como constipação são atribuídas à disfunção de astros ou ascendente em Escorpião e, problemas de circulação sanguínea como hipertensão, por sua vez, a Leão.

Invariavelmente, o quarto minguante inaugura uma fase de banimento e limpeza. Que tal uma limpeza das máscaras do ego rumo a uma maior autenticidade? Aqueles que se escondem por trás destas máscaras ou de títulos e “carteiradas” sentem medo, pois têm um vazio dentro de si. Acreditam que centralizar os holofotes ao redor de si os tornam melhores, mais importantes e no controle de tudo à sua volta. No entanto, tal como Ícaro, perceberão que os artifícios para se chegar ao poderoso brilho externo têm seu custo e prazo de validade. A sabedoria nos proporciona o despertar da luz interna a partir do reconhecimento da alma e de seu potencial. Esta luz interna é ampla, infinita e imortal.

Existem algumas tensões no eixo Touro (Urano e Júpiter) e Escorpião (Sol, Mercúrio e Marte) que chamam à atenção aos processos de manutenção , valoração , perdas e transmutações. Quero destacar a oposição entre Urano e Marte, pois ambos incutem muita velocidade nos términos e dissoluções. No entanto, estas dissoluções podem ser destrutivas, quando insiste-se no controle e manipulação provindos da soberba do ego. Valorizar a autonomia e a liberdade individuais pode ser uma boa estratégia.

Práticas sugeridas: Utilize as seguintes ervas para o seu banho de limpeza espiritual nos três primeiros dias desta lua minguante: boldo (pode ser do Chile ou de qualquer outra espécie), louro e casca de canela, nas mesmas proporções. Ferva as ervas frescas ou desidratadas, deixe amornar e despeje da cabeça para baixo após o seu banho regular . Seque ao natural.

Calendário biodinâmico: Dias 5 e 6/11 : limpeza de canteiros, remoção de ervas daninhas; De 7 a 9/11: corte de bambus, podas e produção de matéria orgânica; De 10 a 12/11: plantio de raízes, rizomas, tubérculos e bulbos; transplantes de mudas para o canteiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História