Informativo Semanal: Quarto Crescente em Aquário, Samhain

 

Em 01/11/22 às 03:37, horário de Brasília

Período: de 1 a 7/1/2022


Arcano da Semana


O Arcano Maior Aeon (Era em grego) é regido pelo elemento Fogo e Plutão. Representa o ciclo de nascimento e morte com as possibilidades evolutivas. O nascimento de Hórus no centro da carta (deus com a cabeça de falcão) é a integração entre o objetivo e o subjetivo, ou o racional unido ao intuitivo como fim da dualidade da mente humana.


A diferença entre o exoterismo e o esoterismo está na aquisição do conhecimento. O conhecimento exotérico vem 'de fora', ou seja, é adquirido por meio de um processamento prévio antes da sua divulgação. É o método utilizado pela maioria das religiões e escolas de mistérios. O conhecimento esotérico, por sua vez, é fruto do entendimento intuitivo e da assimilação profunda ou arquetípica do conhecimento. Em outras palavras, o esoterismo nos permite alcançar o conhecimento sem a carapaça dogmática e até tendenciosa proliferada pelos outros. Ao contrário do exoterismo, o esoterismo nos permite compreender integralmente e desenvolver o centro psíquico ou Terceiro Olho. Ao desenvolvermos a intuição e a capacidade de avaliar o que nos habita e o que nos cerca como partes de um Todo, alcançamos a sabedoria esotérica.

O quarto crescente em Aquário promove a busca desta visão holística sob a profundidade psíquica do Sol em Escorpião. Esta configuração indica a possibilidade de sair da manipulação religiosa ou espiritual realizada por gurus, sacerdotes e mestres, cujo conteúdo, posicionamento ético e realizações não são substanciais o suficiente para que os respectivos egos se sustentem. Uma das minhas citações favoritas é “Não acreditem em mim.” de Aleister Crowley: crer é exotérico. Saber, esotérico. Todos temos a capacidade e a liberdade de questionar e experimentar.

Einstein dizia : “Não acredito em Deus. Eu conheço Deus.” Ele afirmava que sua concepção de Deus é a de Bento de Spinoza, ou seja, uma substância onipresente e onisciente em toda a Natureza. Este tipo de afirmação se distancia da fé cega e se aproxima da ciência subatômica e, o método científico aliado à finalidade da espiritualidade é uma das premissas da Era de Aquário.

Na Natureza não existe finalidade. A concepção e a intenção de finalidade são produtos da mente humana. E isto tolhe a liberdade de simplesmente “ser”, se tudo o que é vivenciado e experienciado tem uma finalidade ou efeito desejado. A integração entre o Sol em Escorpião e a Lua Crescente em Aquário nos leva a meditar sobre a necessidade de ser independente e livre, mas a noção nuclear de liberdade vai muito além do “faz o que tu queres”. O “fazer” sempre impõe uma finalidade, um objetivo; o “ser”, não. Se você está fazendo algo visando uma consequência, não está experienciando a vida, mas está preso a resultados que não existem. O monismo exposto pela Natureza revela a permanência do 'aqui e agora' e da infinitude dos ciclos de morte e renascimento sem ansiedade ou programações por resultados, ela apenas “É”.

Samhain, mais popularmente conhecido como Halloween (All Hallows Eve, Dia de Todos os Santos) compreende um festival de se inicia na noite de 31/10 e termina na noite de 2/11. É uma festa pagã que celebra o ciclo de nascimento e morte e, segundo a tradição, são dias em que o véu que divide várias realidades de diferentes dimensões torna-se diáfano o suficiente para que os mais intuitivos consigam percebê-las com mais facilidade. Por isto que, ao longo destes dias, celebram-se os ancestrais. É um momento especial para lidar com medos e situações que queremos deixar para trás. O período corresponde exatamente aos últimos dias do primeiro decanato de Escorpião, cuja afinidade com os poderes do inconsciente, a morte e conteúdos psíquicos profundos é absoluta.

Meditação da Caminhada: Tire uma meia hora para sair e apreciar a sensação da estação, da natureza e do ambiente a sua volta. Há um ritmo e um fluir das estações. Cada uma tem seu próprio gosto, cheiro e humor. Quando você sair para caminhar, entre em contato com a mensagem da estação e do ambiente para você. Sinta a sensação da conexão com as árvores, grama, animais e pessoas à sua volta. Deixe seu caminhar e sua respiração caírem em um ritmo que o ajude a sentir-se conectado.

Calendário biodinâmico: De 1 a 2/11 : adubação e plantio de mudas de arruda, cúrcuma, figueiras, aroeiras, orquídeas; De 3 a 4/11: aplicação de caldas e outros recursos fungicidas; De 5 a 6/11: plantio e colheita de pimentas, mulungu, malva, manjericão, capuchinha, poejo, mostarda, tanchagem, patchouli, gerânio; Dia 7/11: colheita e beneficiamento de mil-em-ramas, camomila, tomilho, verbena, violeta, artemísia, malva, alfazema brasileira. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trânsito de Saturno em Peixes

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História

Você Acredita em Segundas Chances?