Lua Nova em Áries – Impulso - Independência

 

Em 21/03/23 às 14:23, horário de Brasília

Período: de 21 a 28/03/2023


Arcano da Semana


No tarot de Crowley, o arcano maior Imperador é regido por Áries. Ele representa nossa capacidade de tomar o controle das situações e manifestar os impulsos e decisões sem medos ou restrições. O formato do corpo do Imperador remete ao símbolo do Enxofre, que é a essência alquímica, a anima ou a alma. Esta é a essência primordial da lunação em Áries: a manifestação da pura essência ou do puro Fogo.”


Os luminares (Sol e Lua) estarão conjuntos em Áries na tarde desta terça-feira.

A lunação no signo cardinal do elemento Fogo dirige a atenção para nossos instintos básicos provenientes dos chacras inferiores cujas funções estão intimamente ligadas às glândulas correspondentes à procriação e à sobrevivência. Mas não são apenas estes chacras ou glândulas responsáveis pelos nossos instintos. A amígdala cerebral também condiz com esta função desde os estágios mais primitivos do nosso desenvolvimento, anteriores ao homo sapiens.

Fundamentais à nossa sobrevivência como espécie desde o passado remoto, hoje em dia os instintos são cada vez mais limitados pelas facilidades do mundo moderno e pela supervalorização do intelecto, dos preceitos morais e da normose. Claro que poucos de nós ainda precisam caçar para sobreviver e as manifestações espontâneas de cunho sexual não são muito bem-vindas em um mundo pautado por padrões limitantes, mas o bloqueio excessivo dos impulsos e, até mesmo, da agressividade, desencadeia a ansiedade, a angústia e a depressão, agentes das doenças psicossomáticas. As críticas sociais que querem atingir padrões ‘politicamente corretos’ lembram a antiga fábula “O velho, o menino e o burro” onde ninguém pode manifestar sua vontade ou opinião sem ser criticado e repreendido.

A raiva e a agressividade são as emoções mais condenadas hoje em dia. No entanto, suas manifestações em um contexto repressivo e politicamente correto as tornam distorcidas, exageradas e mal direcionadas. Então as repressões não estão adiantando, pois são justamente elas que estão incitando as explosões destrutivas. Sem mencionar que o caos emocional da atualidade torna o indivíduo vulnerável, pois qualquer emoção reprimida é uma centelha energética que pode condensar-se e cristalizar-se em algum ponto vulnerável do organismo.

Netuno nos últimos graus de Peixes alinha-se aos luminares no começo de Áries inserindo a sensibilidade, a alteridade e a intuição em uma configuração tão instintiva e visceral. Um dia após o equinócio, Netuno ainda sugere manter a visão ampla de quem está focado e, muitas vezes, obcecado por um ponto no horizonte, sem olhar à sua volta. Mesmo que esteja em um movimento objetivo, perceba as energias que se avizinham, transmita a energia da sua objetividade ao outro.

Marte no final de Gêmeos faz um aspecto tenso com o Sol e a Lua, o que enfatiza a necessidade da sensibilidade e percepção do ambiente. Este aspecto pode dirigir o foco objetivo para a agressividade, em caso de resistência. Sinta o ambiente, o outro, para depois “apertar o botão” e iniciar o movimento.

Práticas sugeridas: A lunação ariana combina perfeitamente com a “meditação dinâmica de Osho”. É fácil de encontrar no youtube ou em outros canais da Internet. Ela basicamente consiste em ações catárticas como respiração profunda e forte, sem ritmo, além de gritos guturais, gestos e danças espontâneas para liberar energias reprimidas.

Calendário biodinâmico: De 21 a 23/3 : semeadura e plantio de pimentas, arruda, cebolinha, coentro, malva, tanchagem, capuchinha; De 24 a 25/3 : semeadura e plantio de mil-em-ramas, alcachofra, hortelã, tomilho, verbena, violeta, trigo, beladona; De 26 a 28/3: colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História