Lua Cheia em Capricórnio - Passado e Futuro

 



Em 03/07/22 às 08:38, horário de Brasília

Período: de 03 a 09/07/2022


O plenilúnio que envolve o Sol em Câncer e a Lua em Capricórnio forma o eixo do PASSADO (Câncer) – FUTURO (Capricórnio). Apesar da beleza do brilho da lua cheia, a tensão entre os luminares incomoda e dá aquele “friozinho na barriga”. Afinal, esta lua cheia em especial encontra-se no signo oposto de sua regência natural – Câncer – e revela sob a luz do consciente todas as nossas carências afetivas e emocionais. Se não cuidarmos delas com carinho, atenção e, principalmente, compreensão do nosso passado a nível de ressonâncias mórficas dos antepassados, podemos sucumbir a um “buraco negro” do nosso campo emocional. Na fase “buraco negro”, a absorção de compensações materiais como exagero na alimentação ou acúmulo de posses são algumas autoindulgências manifestadas quando não cuidamos das nossas carências com a atenção que merecem. A alternativa mais comum frente à sensibilidade e vulnerabilidade emocional é tornar-se rígida como uma pedra e priorizar o sucesso e as conquistas no plano material, deixando para trás as verdadeiras e sutis necessidades que acumulamos desde a infância.

Por outro lado, a alternativa comumente usada de justificar fracassos por causa de problemas familiares ou do passado também é uma auto-ilusão. Além do mais, esta alternativa é perigosa, pois conduz o ego para uma espécie de ciclo vicioso de uma mente que acaba se adequando na justificativa ao invés de transcender e evoluir. A pessoa cria raízes profundas em um passado que não existe mais, em situações finalizadas, mas que estão sendo perpetuadas pela sua mente como um subterfúgio a fim de não enfrentar o novo. SCHWARZWALD, Mônica. “OSalto Quântico Astrológico – A Teoria Quântica Aplicada aosArquétipos Astrológicos.

Aproveitando a fase de claridade máxima do primeiro plenilúnio de inverno, vale a pena observar o passado para programar os próximos passos para as buscas, planos e realização de sonhos futuros. Como Mercúrio está envolvido na Lua Cheia, alinhando-se com os luminares, em conjunção ao Sol, a racionalidade pode ajudar a desvencilhar-se de possíveis sensibilizações ou saudades e dirigir o foco para objetivos possíveis.

Práticas sugeridas: A mirra brasileira (Tetradenia riparia) está em flor nesta época do ano. Ela é uma das plantas relacionadas por afinidade e dedicadas a Saturno, regente de Capricórnio. Procure utilizar suas flores, extremamente perfumadas, na infusão para um banho ou apenas inspirar seu perfume durante sua meditação diária. Enquanto fizer isto, lembre do seu dia, dos significados de suas ações, atividades e decisões e se sua autoconsciência estava presente. Procure fazer esta prática ao longo dos sete dias a partir do plenilúnio.

Calendário biodinâmico: De 03 a 04/7 : colheita e beneficiamento de mirra brasileira, cavalinha, magnólia, malva, losna, patchouli, alho, beladona, lúpulo; De 05 a 06/7: poda para produção de matéria orgânica, biomassa, lenha; adubação; De 07 a 08/7: colheita e beneficiamento de babosa, erva-cidreira, rosa branca, cânfora, jasmim, lavanda e funcho; Dia 9/7: colheita e beneficiamento de arruda, malva, manjericão, capuchinha, pimentas, pimenta de macaco, patchouli, alcachofra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História