Lua Cheia em Câncer - Passado e Futuro – Dia do Astrólogo

 

Em 06/01/23 às 20:07, horário de Brasília

Período: de 07 a 14/01/2023


Arcano da Semana

O arcano maior VII, O Carro, representa a proteção e segurança do signo de Câncer, seu regente, além dos valores do passado – ou de antepassados – que complementam o direcionamento e busca futuros do ser de acordo com sua Vontade suprema.


Este plenilúnio que envolve os signos complementares Câncer (Lua) e Capricórnio (Sol) representa o eixo do PASSADO (CÂNCER) – FUTURO (CAPRICÓRNIO). Passado e futuro são situações que não existem. O passado se reduz à memória, às impressões que cada um de nós guarda como lembranças ou aprendizados. O futuro é a projeção das nossas expectativas e planos. Quando vivemos de memórias ou de projeções, na verdade, não vivemos, mas flutuamos entre ilusões e imagens.

O tempo depende da realidade local e do observador. Portanto, cada um de nós tem a sua percepção particular do tempo. O momento presente preenche o passado com memórias e acúmulo de experiências, enquanto vai consumindo o futuro. Unindo esta percepção à relatividade do tempo, entendemos que o passado, o presente e o futuro não são palpáveis e dependem somente da causalidade disposta pelo observador. Em outras palavras, existe um entrelaçamento quântico entre passado – observador – futuro que só a consciência desperta pode manipular. E a base deste entrelaçamento é a compreensão da complementaridade entre Câncer (passado) e Capricórnio (futuro)”.(SCHWARZWALD, Mônica. “OSalto Quântico Astrológico – A Teoria Quântica Aplicada aosArquétipos Astrológicos”)

As questões incômodas surgem da nossa angústia diante da total incapacidade de controlar o tempo. Seria tão bom se alongássemos os bons momentos e os episódios felizes da nossa vida, enquanto reduziríamos as fases difíceis, não é mesmo? A adivinhação ou o determinismo que exclui de nós a ação e a intenção dinâmica para mudar e prevenir costumam ser atraentes: “2023 será regido pela Lua!” e todos aqueles que se iludem com a mídia que divulga uma Astrologia tão simplória quanto as fake news e piadas comuns. E por que esta distorção monocromática da Astrologia é tão amplamente divulgada? Ora, ela diminui a angústia e o incômodo da incerteza e da falta de controle. É mais fácil flutuar na ilusão das adivinhações e prognósticos simplificados do que assumir conscientemente o livre arbítrio na construção da própria realidade com a ajuda da verdadeira Astrologia como ciência quântica e filosofia hermética.

Dia 6 de janeiro é considerado o dia do astrólogo devido aos três reis magos, que eram astrólogos. Sob a luz reveladora do plenilúnio, seria interessante que todos os astrólogos da atualidade se debruçassem sobre o conhecimento destes sábios, além de Giordano Bruno, John Dee, Ptolomeu, Jean-Baptiste Morin de Villefranche, Girolamo Cardano e tantos outros que foram esquecidos pela subcultura astrológica pós-moderna.

Urano em Touro realiza trígonos com o Sol e Mercúrio conjuntos em Capricórnio. Este aspecto estimula soluções no plano material, modernização de trabalhos, atualizações e novas alternativas para empreendedorismo.


Práticas sugeridas: A fase cheia da Lua é reveladora. E estas revelações atuais demonstram a encruzilhada que é a linha do tempo. Com o objetivo de dirigir a consciência para o “aqui e agora”, façam a seguinte prática ao longo desta fase: visualizem uma luz branca em um formato cilíndrico descendo do espaço e penetrando o alto da sua cabeça. Imagine esta luz se dividindo em vários 'filetes' de luz que saem ao redor da sua cabeça na altura do terceiro olho e retornam para a luz cilíndrica, formando uma coroa. Faça esta prática por 15 minutos.

Calendário biodinâmico: Dia 7/1 : colheita e beneficiamento de babosa, erva cidreira, cânfora, jasmim, lírios, lúpulo, aveia, losna, capim-santo, mil-em-ramas; De 8 a 10/1: colheita e beneficiamento de camomila, cítricos, calêndula, louro, girassol, açafrão, citronela; De 11 a 12/1: colheita e beneficiamento de hortelã, manjerona, orégano, salsa, funcho, eucalipto, guaco; De 13 a 14/1: poda para produção de biomassa, corte de madeira para lenha, adubação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História

Orientações para o período