Informativo Semanal: Lua Nova em Capricórnio

 

Em 23/12/22 às 07:16, horário de Brasília

Período: de 23 a 29/12/2022


Arcano da Semana



O arcano maior 15, O Diabo, não tem nada a ver com o “mal”. Infelizmente, este arcano foi impregnado pela visão de mundo cristã e pelos pré-juízos advindos das religiões, cujas doutrinas pregam a dualidade. O Diabo, cuja regência é do signo de Capricórnio, representa a força instintiva humana em busca da sobrevivência e da satisfação dos desejos.


Os instintos de sobrevivência, que nos impulsionam à conquista do que desejamos - o “topo de nossa montanha” - são atributos arquetípicos do elemento Terra e da modalidade Cardinal de Capricórnio. Este “topo” significa sucesso, êxito e sinônimo de prosperidade no mundo material do potencial individual.

Pense, analise, medite por alguns momentos na palavra “prosperidade”. Que significado ela tem para você? Quais imagens ela evoca à sua mente ou imaginação? Etimologicamente, ela vem do latim prosperitatis, que significa “obter aquilo que deseja”. Mas se você não sabe exatamente o que deseja, pode comprometer sua prosperidade. Por outro lado, se você reflete naquilo que deseja a expectativa dos outros ou os padrões de prosperidade da sociedade vigente, provavelmente nunca irá atingir seus verdadeiros desejos e poderá afundar-se no sentimento de inadequação melancólica.

Você pode considerar este momento da lua nova um começo de ciclo muito especial para silenciar e fazer planejamentos estratégicos para o futuro utilizando toda a qualidade capricorniana do esmero, da paciência, calculando as possibilidades de avanço gradual, fazendo cronogramas lembrando que o tempo deve ser seu melhor aliado. Aproveite alguns momentos desta lunação para aquietar-se, pois fazer planos não é brincadeira, principalmente sob a pressão das costumeiras promessas de final ou começo de ano. Capricórnio é o signo da seriedade e da responsabilidade, então as metas a serem cumpridas devem estar dentro dos limites de cada um, ou seja, nada de otimismo exacerbado e nada de pessimismo depressivo. O caminho do meio, sempre. Por isto que o silêncio e a introspecção que a escuridão da lua nova propicia permite que sua audição interna se desenvolva e alcance sua consciência.

Práticas sugeridas: Capricórnio é um signo conectado com nossos instintos de preservação e conquista. Ative este significado de sua força kundalínica visualizando uma serpente de fogo subindo em espiral a partir das plantas dos seus pés, continuando pela sua coluna vertebral até atingir o chacra frontal, ou terceiro olho. Faça isto ao longo dos três primeiros dias da lua nova, de preferência, descalça com os pés na terra.

Calendário biodinâmico: De 23 a 24/12 : semeadura de cavalinha, cipreste, confrei, mirra, vetiver, patchouli, alho, mandrágora e beladona. De 25 a 27/12: semeadura ou plantio de mudas de arruda, cúrcuma, figueira; De 28 a 29/12: colheita de raízes, rizomas, tubérculos, bulbos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História