Lua Cheia em Sagitário : Reflexão sobre Intelecto e Sabedoria

 

Informativo Semanal : Lua Cheia em Sagitário

Em 04/06/22 às 00:41, horário de Brasília

Período: de 04 a 10/06/2022


A complementaridade da oposição entre Sol (Gêmeos) e Lua (Sagitário) compreende o eixo do INTELECTO (Gêmeos) – SABEDORIA (Sagitário).

De um lado, temos um signo de Ar (Gêmeos), cujo temperamento é mental e utiliza a função pensamento primordialmente. Do outro, temos um signo de Fogo (Sagitário), temperamento intuitivo, expansivo com função supramental. Ambos se complementam, o que ocorre com todos os 12 signos astrológicos que podem ser considerados como 6 eixos com pólos complementares. Quando percebemos os limites mentais, seja por causa do stress, excesso de preocupação, sobrecarga do sistema nervoso, excesso de estudos, temos que apelar para a intuição que está em um nível supramental ou também chamado de inconsciente coletivo. Quando respiramos de forma correta ou meditativa, profundamente ou exercitando o pranayama, utilizamos equilibradamente os sistemas correspondentes a Gêmeos – respiratório, brônquios, pulmões –, nos alimentando de oxigênio e de outros recursos que capacitam nossa mente a absorver os resultados intuitivos como insights criativos, soluções para problemas, relaxamento e até cura para a insônia ou ansiedade.

Muitas vezes também nos deparamos com outro limite da mente: a linguagem. Tentamos racionalizar, organizar nossos pensamentos, mas nos faltam palavras para definir o que sentimos ou descrever algo sem referências ou paralelos anteriores.

Os problemas da linguagem, aqui, são efetivamente sérios. Desejamos de alguma forma falar acerca da estrutura dos átomos.....mas não podemos falar sobre os átomos utilizando a linguagem usual.” Werner Heisenberg falando sobre o paradoxo da física quântica.

Quando o eixo Gêmeos-Sagitário entra em desequilíbrio, a tendência é a crença absoluta sem questionamentos em qualquer tópico ou o cansativo exercício intelectual inconclusivo. Para equilibrarmos as duas partes do arquétipo do conhecimento humano, devemos sempre questionar leis, dogmas e verdades. Nada é estanque no conhecimento. Tudo é sujeito ao questionamento e à evolução filosófica ou científica, pois o Universo e seus segredos são mais vastos do que imaginamos. No entanto, o exercício intelectual soberbo, inconclusivo com a finalidade reduzida à "massagem do ego", pode ser belo a princípio. Mas constroem formas vazias de significado. 

Práticas sugeridas: Isole-se em um lugar especial, de preferência, junto à Natureza. Deixe o celular silencioso, avise as pessoas que é seu momento de meditação. Escolha horários solares especiais para fazer isto: 6:00, 12:00, 18:00 e 00:00. Sintonize seu campo energético com óleo essencial de jasmim, sodalita ou turquesa, vegetal e minerais consagrados a Sagitário e Júpiter.

Calendário biodinâmico: De 04 a 5/06 :colheita e beneficiamento de dente de leão, sálvia, jasmim, carqueja; De 06 a 07/06: colheita e beneficiamento de cavalinha, mirra, vetiver, losna, patchouli; De 08 a 10/6: podas, adubação, corte de madeira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História