Onde Está seu Mercúrio? Imersão no Intelecto Supramental

 

Informativo Semanal

Lua Nova em Gêmeos

Em 18/06/23 às 01:37, horário de Brasília

Período: de 18 a 25/06/2023


A união dos luminares (Sol e Lua) na mesma gradação de Gêmeos realiza o evento da lua nova.

Gêmeos é um signo do elemento Ar e de qualidade Mutável. Dentre seus atributos estão a comunicação, o pensamento, o movimento e a mente. Mas “mente” é um atributo muito complexo, pois seu conceito é multifacetado e, às vezes, contraditório. Então vamos entender o conceito de “mente” por meio de Mercúrio, mensageiro dos deuses e regente do signo de Gêmeos.

No momento do nascimento de cada indivíduo, Mercúrio encontrava-se em algum signo, casa astrológica e/ou correlacionado a outros astros. Sua localização por signo define a qualidade da inteligência do indivíduo, seu modo de pensar e de se comunicar. Um Mercúrio em Escorpião, por exemplo, é introvertido em sua comunicação, sabe guardar segredos, mas é investigativo, pesquisador e tende a se especializar em alguma área do conhecimento. Mercúrio em Capricórnio é programador, planejador e possui a qualidade de construir e desenvolver projetos na prática. No entanto, tende ao pessimismo e à melancolia. Mercúrio em Aquário é a personificação da inteligência abstrata e sente muita afinidade por ciências de ponta e tecnologia. E por aí vai, nossos Mercúrios são tão diversos assim como o conceito de “mente”. Assim podemos definir nossa mente individual, mas como conectá-la à Mente Universal?

Por ser do elemento Ar, Gêmeos tende a fluir conforme a velocidade e superposição dos pensamentos, ou seja, é um fluxo ininterrupto que nos faz entrar em uma espécie de “loop infinito” que pode se deparar com enganos, fofocas, contradições, superficialidades, manipulações etc. Em outras palavras, se nos submetemos ao “loop” geminiano e não questionarmos nossos próprios pensamentos, avaliarmos informações, estaremos nos distanciando da Mente Universal.

O que fazer então? Usar a criatividade. O “loop” descrito acima é destituído de criatividade, é condicionamento puro. Existe a criatividade circunstancial que impulsiona nossa mente ou nossa inteligência a resolver problemas como qual carreira escolher, como arranjar um emprego, como pagar dívidas etc. Mas acessar a criatividade supramental demanda um esforço maior ou, melhor dizendo, um esforço do não-esforço. Alcançar o nível supramental é dar asas à imaginação, à contemplação ou à intuição. Falando em asas, Mercúrio, o deus da mitologia greco-romana, sempre é retratado com asas no seu capacete e nos seus pés. Ele é o único deus que tem livre acesso a todos os reinos, desde o Olimpo até as profundezas do Hades. Independentemente da localização do nosso Mercúrio pessoal, não podemos cortar suas asas. A liberdade do voo do pensamento nos leva a questionamentos e novas frentes de conhecimento. Quando Mercúrio em Escorpião se aprofunda em um conhecimento, ele colapsa novas realidades, se transforma. Mercúrio em Capricórnio pode planejar com mais criatividade, sem os limites do mundo concreto. Mercúrio em Aquário pode abstrair os dogmas científicos para alcançar a metafísica. Contemple e reflita mais e pense menos. Dos “12 Curadores” do Dr. Edward Bach e seu sistema de florais, a essência similar ao desequilíbrio geminiano é Cerato. Este floral é recomendado para aqueles que sofrem de constantes indecisões e turbulências mentais por não ouvir sua voz interior.

Netuno em Peixes está envolvido nesta lunação. Sua quadratura aos dois luminares pode trazer confusão mental em meio ao turbilhão de informações, notícias e conversações. Opte pela priorização e organização de tudo o que chega à sua malha intelectiva. Questione até possíveis intuições ou premonições.

Práticas sugeridas: O Tai chi chuan e o Pilates são excelentes práticas que reúnem duas qualidades mercuriais: a respiração e o movimento coordenados. Praticar uma destas técnicas auxiliam a mente a manter o foco e a transcender limites.

Calendário biodinâmico: Dia 18/06 :plantio e semeadura de guaco, eucaliptos, salsa, hortelã, menta, funcho, orégano, manjerona. De 19 a 20/6: adubação de canteiros, plantio e semeadura de jasmim, erva cidreira, babosa, gengibre, lúpulo; de 21 a 23/06 : plantio de cítricos, citronela, alecrim, calêndula, girassol, colheita de raízes, rizomas, tubérculos e bulbos; De 24 a 25/6: colheita de raízes, tubérculos e rizomas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História