Orientações - Plutão e Marte : como evitar o caos
Antes de começar...
Conforme vocês verão nos textos abaixo, Marte em Câncer irá realizar quadraturas aos astros em Libra, especialmente ao Sol, durante praticamente todo o mês de outubro. Plutão no final de Capricórnio entra no jogo dos aspectos tensos quanto opõe-se a Marte no final de Câncer. Plutão e Marte são astros que merecem atenção redobrada quando realizam aspectos tensos a outros astros, pois costumam provocar impulsos, conflitos, agressividades, destruições muitas vezes incontroláveis, pois são reações provenientes do inconsciente coletivo. Cada um de nós pode e deve invocar o herói pessoal conectado intimamente aos deuses (astros) de forma harmônica ou não. Para reconhecer esta harmonia ou desarmonia, obviamente o exercício do autoconhecimento é fundamental, reconhecendo astros em signos de modalidade cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) que podem interagir com Plutão ou Marte e trabalhar em uma regeneração em situações que podem criar o caos. Em outras palavras, os dias que estão à nossa frente exigem muita atenção para não sermos catapultados para o redemoinho de emoções e instintos destrutivos. Vários heróis da mitologia tiveram seus monstros para enfrentar após momentos de isolamento para reconhecimento de seus talentos e preparação antes do combate. Programe-se de acordo com os ciclos lunares.
O período começa com a Lua Nova em Libra (02/10 às 15h49 BSB)
O encontro dos dois luminares no signo voltado aos relacionamentos permite uma íntima reflexão das nossas interseções. O intervalo compreendido entre dois dias antes e dois dias após o momento da lua nova é especial para início de algum processo terapêutico, e a lunação em Libra é específica para a análise dos relacionamentos afetivos ou contatos humanos importantes na vida do indivíduo. No momento exato da lunação, Sol, Lua e Mercúrio em Libra são atingidos por um aspecto tenso de Marte em Câncer demarcando um momento propenso aos conflitos e mágoas provenientes da exposição de contradições entre casais e parceiros. Vênus, regente de Libra, transita por Escorpião enfatizando ainda mais a necessidade de análise profunda nas interseções com especial atenção às relações codependentes, às tentativas de controle e situações como ciúmes ou desconfiança que corroem o equilíbrio das relações. O eclipse anular do Sol pode enfatizar ainda mais o significado das relações na vida de cada um.
Quarto-crescente em Capricórnio (10/10 às 15h55)
O aspecto tenso entre Marte em Câncer e o Sol em Libra continua vigente desde a lua nova, podendo permitir provocações que ferem o equilíbrio e as emoções envolvidas nos contatos humanos. Além do mais, Marte também faz oposição à Lua em Capricórnio, influenciando as reações emocionais, especialmente as carências afetivas e o sentimento de melancolia. Este aspecto alerta para reações desproporcionais a provocações. Diante de tanta tensão no céu, a melhor estratégia é utilizar a energia da lua crescente em Capricórnio, que busca o sucesso nos empreendimentos. Em outras palavras, bom momento para trabalhar e não se envolver em conflitos e mágoas.
Lua Cheia em Áries (17/10 às 08h26)
Desde a Lua Nova em Libra, os aspectos tensos de Marte em Câncer com o Sol e a Lua culminam neste plenilúnio com uma quadratura entre Marte em Câncer com o Sol em Libra e a Lua em Áries. Para completar, Plutão no último grau de Capricórnio realiza oposição a Marte em Câncer. Quando os dois regentes de Escorpião estão em conflito, a atenção deve ser redobrada, pois a possibilidade de destruição, raiva e radicalismo é grande em termos globais. Podemos concluir que a primeira quinzena de outubro exige muita paciência, busca pela paz e harmonia. Aproveite este plenilúnio ariano para observar o que ressalta nas suas ações que provocam ou alimentam a agressividade do outro. Nesta lua cheia, nada escapa à observação consciente.
Sol em Escorpião (22/10 às 19h14 BSB).
Quarto-minguante em Leão (24/10/24 às 05h03)
Nesta importante fase de eliminação de máscaras em direção a uma auto-expressão mais autêntica, Plutão continua em oposição a Marte no final de Câncer e à Lua no começo de Leão. Netuno no final de Peixes e Urano no final de Touro realizam aspectos fluentes à Lua em Leão como uma derradeira chance para o desapego de imagens ou representações que apenas dirigem à autodestruição. Depois de um período repleto de desafios no macro e no microcosmo, que irá se prolongar até após a lunação em Escorpião, chegou a hora de eliminar do herói de cada um a soberba tal como fez Hércules após a primeira tentativa de aniquilar o leão da Neméia. Saturno em Peixes realiza uma quadratura com Vênus em Sagitário demonstrando que não basta a autoconfiança e o gosto por aventuras para seguirmos o caminho, mas a humildade e a união com o mundo transcendente podem adicionar maturidade a nosso herói interno.
Calendário biodinâmico:
De 2 a 4/10: plantio de roseiras, alcachofra, camomila, erva-de-gato, tomilho, verbena, violeta, artemísia; De 5 a 6/10: colheita de raízes, rizomas, tubérculos, bulbos; De 7 a 9/10: transplante de mudas para o canteiro; De 10 a 11/10: plantio de folhas, flores, frutos; De 12 a 13/10: colheita e beneficiamento de lavanda, babosa, erva-cidreira, losna, capim-santo, jasmim, mil-em-ramas, lúpulo; De 14 a 15/10: colheita e beneficiamento de pimentas, arruda, cebolinha, malva, manjericão, capuchinha, tanchagem, coentro, patchouli, gerânio; De 16 a 17/10: colheita e beneficiamento de tomilho, hortelã, zimbro, maçã, mirra, narciso; De 18 a 19/10 : poda com mais produção de biomassa para adubação verde; De 20 a 21/10: plantio de guaco, salsa, mentas, hortelãs, orégano, eucalipto, funcho, manjerona; De 22 a 24/10: cortes de bambus, madeira para construção; De 25 a 26/10: podas e produção de matéria seca; De 27 a 31/10: plantio de raízes, bulbos, rizomas.
Comentários
Postar um comentário