Carl Gustav Jung: Estudo Hermético e Cabalístico

 


O psicólogo mais querido de todos os terapeutas holísticos, um corajoso leonino que não se importou em traçar caminhos diferentes de seu colega Freud e mergulhou em profundidade nos assuntos místicos, é um Hierofante na numerologia cabalística, arcano maior 5. Em outras palavras, nasceu para mostrar um novo caminho por meio do conhecimento estruturado. A personalidade Hierofante ou 5 é do sábio e experiente mestre que reuniu todas as bases de um conhecimento a fim de sistematizar suas leis e regras.

Seu desafio é o 9, o Eremita. Em sua autobiografia, ele expõe a travessia de sua Noite Escura da Alma de 1913 até o final da primeira guerra mundial, quando ele vivenciou medos e inseguranças para atingir níveis densos da própria psique em sua solidão. Esta fase de sua vida foi provocada por uma longa oposição de Urano a seu Sol iniciada em 1911 e pela oposição de Saturno a seu Marte natal entre 1912 e 1913. No entanto, foi esta experiência de vida que o ajudou na organização e sistematização de seu conhecimento no processo de individuação até chegar à composição de suas famosas mandalas.

Saturno em Aquário na primeira casa de seu mapa natal fundem o Hierofante e o Eremita com a premissa do conhecimento elevado, filosófico, responsável e estruturado. O trígono entre Urano em Leão e Marte em Sagitário impulsiona o pioneirismo na área do pensamento filosófico, além da coragem de pensar e ensinar algo totalmente novo e fora das normas do conhecimento psicológico da época. Interessante perceber que ele saiu de um sistema dogmático para criar outro que reúne diferentes áreas do saber que, infelizmente, até hoje não são reconhecidas pelo limitado mundo acadêmico.

Vênus conjunto a Mercúrio em Câncer o conduziram para o amor pelas ciências da antiguidade como a Astrologia e a Alquimia. Por meio do estudo dos símbolos, padrões e arquétipos ele encontrou a chave da psique humana e sua sincronicidade com o universo. O caminho do Hierofante na Árvore da Vida parte do universal, do inconsciente coletivo, para a esfera da expansão organizada nos planos inferiores de manifestação. O caminho do Eremita, por sua vez, individualiza esta manifestação como o próprio processo de individuação. Seu Sol em Leão sintoniza a individuação com a busca pelo self e pelo autoconhecimento tão fundamental para qualquer processo terapêutico que se preze.

E você? Quer conhecer seu perfil hermético e cabalístico através da Astrologia, Tarot e Numerologia? Marque sua consulta.

Agradeço por compartilhar!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Padrão Feminino na Atualidade

URANO E MARTE EM TOURO

Saturno quadratura com Júpiter e a Dopamina