Dr. Edward Bach: Estudo Hermético e Cabalístico

 

O Dr. Edward Bach é o pioneiro na sintonização e sistematização da terapia floral com os florais que levam seu nome: florais de Bach.

Ao longo de sua carreira, foi cirurgião de pronto-socorro e abriu uma clínica voltada à imunologia por causa de seu crescente interesse na bacteriologia. Durante a Primeira Guerra Mundial, ficou seriamente doente e deram-lhe apenas três meses de vida. Ignorando o vaticínio da medicina ortodoxa, deu continuidade a seu trabalho na área imunológica e percebeu que a força de um propósito o manteve vivo e intuiu que a sua consciência teve um grande papel nisto. Os aspectos entre Netuno e Plutão a seu Sol representam o poder de regeneração e a grande capacidade intuitiva que utilizou na observação de cada paciente. Chegou à conclusão que o comportamento de cada um demonstrava elementos comprometedores para sua homeostase. Conforme percebia a singularidade das personalidades de cada paciente, ele entendia porque o mesmo tratamento não surtia o mesmo resultado para todos. Seu desafio na numerologia cabalística tem valor 11 e, combinado à sua Lua natal no signo de Leão, transmitiram a criatividade necessária a seu pioneirismo na área da terapia holística, além de promover visão personalizada do tratamento preventivo conforme a singularidade de cada alma enferma.

O arcano maior 11 no Tarot, a Força, é regido por Leão. Seu caminho cabalístico na Árvore da Vida une as esferas da Ação e a Realização e, como número do desafio pessoal, impulsiona a superação heróica das dificuldades por meio da criatividade e poder instintivo.

A criatividade e a singularidade do 11 na numerologia cabalística, confronta diretamente seu número de personalidade, 6. O sexto arcano maior Os Amantes do Tarot representa a dualidade do mundo racional. O Dr. Bach optou por seguir seus instintos, criatividade e intuição para superar possíveis inseguranças, dúvidas da personalidade 6. Isto prova que, a escolha individual com base na autoconsciência consegue superar qualquer vaticínio em todos os planos da existência. Afinal, seu Plutão natal estava em Gêmeos e realizava aspecto com o Sol em Libra conforme mencionado acima. Este aspecto concentra poder de superação ao mesmo tempo em que envolve dois signos do elemento Ar, voltado ao pensamento e ao raciocínio, além da separatividade da natureza mental. A busca pelo intelecto supramental, pela intuição e pelo instinto foi de fato muito desafiadora para ele mediante esta configuração.

Outro de seus talentos que o auxiliaram a conseguir resolver suas dualidades e questionamentos internos foi a qualidade inquisitiva e sistemática de Mercúrio em Virgem, além da conjunção de Urano com seu Sol em Libra que permite ver além de seu tempo, ultrapassando os limites da medicina materialista. Urano conjunto ao Sol transmite à personalidade liberdade e rebeldia o suficiente para não se submeter a padrões preestabelecidos.

Vênus em Virgem é a marca registrada do amor pela natureza e pelos benefícios das ervas medicinais. Isto o levou a pesquisar vegetais em várias localidades da Grã-Bretanha até 1934, quando se fixou em Mount Vernon fundando o Bach Centre, onde são manipuladas as tinturas-mãe das flores até hoje. Ele se conectava energeticamente com cada planta e sua respectiva flor e percebia a correspondência entre o vegetal e os desequilíbrios emocionais dos seres humanos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Padrão Feminino na Atualidade

URANO E MARTE EM TOURO

Por que Arsenicum album?