Netuno em Áries


 Hoje às 16h00, Netuno ingressa definitivamente em Áries e permanecerá neste signo até final de março de 2039.

De acordo com Platão em “Crítias”, Netuno - o deus mitológico - foi o fundador do continente de Atlântida, lugar onde os nossos longínquos ancestrais egressos de Lemúria detinham um poder colossal não só físico, mas também psíquico. Moviam monólitos com a mente, não necessitavam de linguagem, pois comunicavam-se telepaticamente, desenvolveram um sistema de canais e de agricultura avançadíssimo para a época dentre outras maravilhas. Com o passar do tempo, os atlantes identificaram-se demais com este poder absoluto, esqueceram sua verdadeira missão na Terra e apegaram-se aos valores e prazeres exclusivamente materiais. O livro de Platão termina de forma enigmática, como se fosse interrompido no momento em que Zeus, insatisfeito com o desvio comportamental dos atlantes reúne todos os deuses do Olimpo para uma decisão. Atlântida desapareceu do mapa há cerca de 13 mil anos, fato que coincide com o dilúvio bíblico e outros registros pré-históricos no Peru e nas ilhas de Malta, por exemplo.

Na Cabala, Netuno rege a Sephirah Chokmah, esfera que está abaixo apenas de Kether, a Substância Primordial ou Deus. Chokmah é a esfera responsável pela criação de todos os arquétipos conhecidos, ainda não formatados para nossa realidade humana. Portanto, é a esfera do mundo das Ideias de Platão.

Em sua última estadia em Áries, entre 1861 e 1875, Netuno indicou a Vontade individual como soberana. A liberdade se imiscuiu sutil e paradoxalmente na Guerra Civil Americana, que desencadeou o fim da escravidão. Na Europa, a liberdade de expressão e os direitos das mulheres foram defendidos pelo casal Mill. Além disso, foi um período de crescente interesse pelo espiritualismo e pelo esoterismo. O Espiritismo de Alan Kardec, a Teosofia e a Antroposofia tiveram seus fundamentos inspirados neste período, assim como as revelações de ocultistas como Eliphas Levi e Papus sobre o que se conhece na área da Magia até hoje. Foi um momento da história humana em que o Iluminismo do século anterior e seu excesso de racionalismo mostraram seus limites para o entendimento da alma humana, iniciando-se uma busca por novos significados arquetípicos que a Espiritualidade provocava, mas nunca se calava. Freud e, posteriormente, Jung nasceram em meio a estes significados provocados pelo campo energético ampliado e dinamizado pelo trânsito de Netuno em Áries. Ambos perceberam o desdobramento da psique humana que foge ao determinismo científico. Freud foi o precursor da Psicanálise e da teoria do inconsciente, que foram fortemente combatidas por aqueles que defendiam apenas a neurologia como estudo do comportamento humano. Será que estamos no limiar, novamente, de mais um período de desenvolvimento ou descobertas no campo da alma e da espiritualidade?

De fato, estamos precisando muito disso. Como a história da humanidade tende a ciclos repetitivos em paralelo a ciclos planetários, podemos perceber que voltamos à era da hipervalorização do racionalismo e do cientificismo. A espiritualidade está se tornando cada vez mais objeto de interesses comerciais, superficiais, beirando o puro entretenimento lúdico. O estudo pormenorizado de Papus e as experiências de Rudolph Steiner foram relegados ao esquecimento, soterrados por vídeos curtos de influencers glamourizados por novidades sem fundamento e impulsionados por milhões de seguidores.

Será que chegamos ao mesmo ponto crítico em que os atlantes, tão orgulhosos de seu poder, de sua tecnologia, esqueceram dos verdadeiros valores e missão de vida? Será que nossas facilidades e confortos tecnológicos, além do domínio da inteligência artificial não estão manipulando nossa vida, nos transformando em dóceis e passivos recursos de uma Matrix?

A história do continente criado por Netuno representa o que acontece quando a alma atrofia a favor da conduta materialista: degeneração ética, embotamento psíquico e destruição. Qualquer semelhança não é mera coincidência com o que ocorre hoje: corrupção individual e institucional, ausência de valores espirituais liderados pelo globalismo que multiplica guerras e criminalidade.

Então prepare-se para o nascimento de novos paradigmas sinalizados por Netuno em Áries com lucidez e discernimento. Creio que isto se tornará cada vez mais acelerado a partir da triangulação entre Netuno em Áries, Plutão em Aquário e Urano em Gêmeos ainda no segundo semestre de 2026, quando Júpiter em Leão irá se envolver e impulsionar o quadro criativo.

A preparação consciente e individual só depende de você. Comece por revisar seus ciclos planetários e possibilidades para este ano tão especial. Faltam poucos dias para o fim do prazo da consulta promocional em vídeo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Astrológico e Tarot: Sincronicidades

Orientações para o período

SOL EM AQUÁRIO E BREVE REFLEXÃO SOBRE URANO EM GÊMEOS