Sol em Libra - Equinócio de Primavera
A Primavera no Hemisfério Sul é inaugurada com a entrada do Sol no signo de Libra. O elemento Ar e a modalidade Cardinal refinam a compatibilidade intelectual nas relações que promovem acordos, buscam a paz, as parcerias e companhia. Libra é o signo do equilíbrio, ponderação e da diplomacia, contornando o menor gatilho de conflito ou briga, abrindo mão da própria individualidade e abrindo concessões para a permanência da paz e da harmonia. Tudo o que foge à sua qualidade simétrica e padrão de beleza torna-se uma aresta a ser amenizada nos conformes da conciliação e da harmonia.
No Informativo Templo de Minerva, publico mensalmente o calendário biodinâmico para maior aproveitamento no cultivo e beneficiamento de ervas medicinais e aromáticas. Como a primavera é a estação da fertilidade da terra, publico abaixo algumas correspondências arquetípicas para maior aproveitamento destas energias.
Recomendo cultivar um jardim com, pelo menos, 12 ervas e colecionar 12 minerais. Começamos a cultivar agora na estação da criatividade e prosperidade para colher no Outono.
Mesmo que você more em um apartamento, separe um espaço debaixo de uma janela para receber suas ervas em vasos. Sei que é mais fácil comprar o óleo essencial ou, até mesmo, a respectiva erva na quitanda. No entanto, quando nós mesmos estamos imbuídos do propósito de semear e cuidar do nosso próprio jardim, ele estará absolutamente conectado com nossa alma! Isto faz uma grande diferença. Ver a planta brotar, cuidar dela, conversar com ela, estabelece uma relação arquetípica entre os dois seres: pura magia! Sem contar o prazer de trabalhar com a terra e poder compartilhar seu excedente.
Os cristais ou minerais são facilmente encontrados em lojas especializadas. Procurei elencar as mais em conta pois, um rubi não é exatamente acessível a todos. Mesmo sendo mais simples e fácil de encontrar, o mineral não perde seu valor energético. É fundamental, porém, mantê-lo “limpo” energeticamente falando. Sempre recomendo enterrá-lo nos três primeiros dias do quarto minguante lunar de três em três meses, pelo menos. Se não é possível enterrá-lo, coloque em uma vasilha de vidro ou de barro e cubra-o de sal grosso no mesmo período.
Aproveitei para listar os metais correspondentes aos astros para o caso de confecção de talismãs ou amuletos. Os metais também possuem uma vibração correspondente ao significado planetário. Este tipo de correspondência é bastante evidente até na Homeopatia.
Então, vamos à lista ...
Ervas
Áries
– pimentas
Touro – tomilho
Gêmeos – hortelãs,
mentas
Câncer – losna (artemísia)
Leão – alecrim
Virgem
– canela
Libra – rosas
Escorpião – arruda
Sagitário
– sálvia
Capricórnio – mirra (*)
Aquário –
açafrão
Peixes – lavanda
Minerais
Áries
– jaspe
Touro – quartzo rosa
Gêmeos – citrino
Câncer
– pedra da lua
Leão – olho de tigre
Virgem –
amazonita
Libra – quartzo verde
Escorpião –
obsidiana
Sagitário – turquesa
Capricórnio – turmalina
negra
Aquário – água marinha
Peixes – ametista
Metais
Lua
– prata
Sol – ouro
Mercúrio – mercúrio ou
alumínio
Vênus – cobre
Marte – ferro
Júpiter –
estanho
Saturno – chumbo
(*) Sobre a mirra: existem dois tipos. A primeira é uma árvore do Oriente Médio, de cujo caule é extraída a resina (Commiphora myrrha) . A segunda é fácil de se cultivar no Brasil (Tetradenia riparia). Você pode optar pela segunda.
Lembrem-se: todos nós temos nossas limitações. Se você não puder cultivar todas as ervas ou obter todos os cristais, siga sua intuição e monte seu “kit” pessoal para práticas e rituais. Muitas vezes temos uma afinidade com determinado aroma ou cor que nos conduz naturalmente à erva ou ao cristal. Esta afinidade sutil é mais importante do que seguir qualquer lista ou manual.
Comentários
Postar um comentário