Marte em Câncer

 


Hoje Marte segue para um signo Cardinal, do elemento Água, Câncer. Quando pensamos em Câncer, entendemos a sensibilidade típica dos signos de Água, ou seja, emocionais, relacionados ao arquétipo das origens e tradições, cujos principais atributos são o passado e a família. Qualquer astro em Câncer remete a estes atributos de forma bastante objetiva, mas nem sempre positiva. No mapa de nascimento de cada um de nós, a quarta casa compreende as conexões com o passado e com a família, que formata a nossa definição singular de “lar”. A experiência com nossa família de base, os valores, as tradições e o ambiente doméstico são elementos que compõem nossa historicidade e afetam relações e buscas de acordo com os ciclos e interseções ao longo de nossa vida.

Marte é o elemento impulsivo. Regente de Áries e de Escorpião, ele não está em um “ambiente” propício para agir pronta ou estrategicamente. Em Câncer, Marte mergulha em um lago de lembranças, que pode ser cristalino com peixinhos nadando em segurança, ou turvo devido a algas entrelaçadas e acúmulo de matéria não reciclada. Metáforas à parte, a presença de Marte em Câncer pode criar alguma comoção emocional ou revirar situações do passado, que podem expor mágoas, feridas, lamentos, arrependimentos e aquele choro que vem como uma erupção pela garganta e transbordam por nossos olhos.

As feridas emocionais de Marte em Câncer não são tão fáceis de cicatrizar. Elas estão ligadas à memória e qualquer significado pode remeter àquela parte da memória onde as feridas continuam abertas. Não existe uma fórmula mágica para esquecermos ou encobrir estas feridas. Resta o aprendizado e a mudança de padrões que as provocaram.

Os signos Cardinais estarão mais vulneráveis durante este ciclo. Astros pessoais ou o ascendente em Câncer, Capricórnio, Libra e Áries poderão ser visitados por provocações inesperadas. Cada ser é único, portanto a reação a estes sentimentos pode ser agressiva, passiva, vingativa ou, simplesmente, contemplativa e compassiva, dependendo da preparação e do autoconhecimento do indivíduo. Mesmo assim e, em se tratando de Marte, que é um grande gatilho nos seus movimentos sobre nosso mapa natal, pode ser difícil preparar-se para evitar as reações destrutivas.

Os outros signos de Água – Peixes e Escorpião – poderão ter uma sutil energização em seus processos psíquicos. Intuitivamente, poderão ter alguns insights sobre escolhas, especialmente no âmbito dos relacionamentos e suas possíveis codependências.

Touro e Virgem poderão perceber subjetivamente uma inclinação para reformular trabalhos, atividades e aventurar-se a abandonar zonas de conforto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

URANO E MARTE EM TOURO

Carta aos nascidos com Plutão em Escorpião entre 1984 e 1994