Informativo Semanal: Lua Nova em Sagitário


 

Em 23/11/22 às 19:57, horário de Brasília

Período: de 24 a 30/11/2022


Arcano da Semana

O arcano maior 14, A Arte, representa a Alquimia como arte do autoconhecimento por meio da resolução das dualidades e conflitos internos.


O encantamento pelos fenômenos celestes nasceu com o ser humano. Instintivamente, ele admira uns e teme outros sem entender exatamente seu possível significado. A admiração romântica pela Lua Cheia, por exemplo, geralmente desconhece que esta configuração significa a tensão entre os princípios feminino e masculino ou entre o subjetivo e o objetivo. Caso alguém esteja nascendo durante esta fase, este significado se projeta nas figuras paterna e materna, ou seja, no momento do nascimento daquele indivíduo, seus pais estavam em discordância ou, até mesmo, à beira da separação.
A desmistificação sob o prisma do conhecimento superior e da sabedoria sagitarianos não apenas atinge a belíssima lua cheia, mas também os eclipses. Temidos desde o homem primitivo, os eclipses ainda possuem o significado de maus presságios até hoje na astrologia tradicional. Ao longo de 20 anos, acompanhei e pesquisei seus reflexos sobre os mapas natais individuais sem nenhum significado conclusivo a respeito das influências dos eclipses solares ou lunares.
Sagitário é um signo cujo elemento é Fogo e, a modalidade, Mutável. O Fogo sagitariano corresponde arquetipicamente ao complemento do Ar geminiano. A curiosidade e o intelecto fundamental geminianos encontram sua contrapartida na sabedoria, no conhecimento superior, na filosofia e no intelecto supramental de Sagitário. Seus atributos precisam ser cada vez mais adaptados à Astrologia como ciência quântica e filosofia hermética a fim de adquirir maior confiabilidade e eliminar possíveis superstições primitivas.
As dúvidas da mente geminiana se tornam resolvidas quando o conhecimento é alcançado durante a busca longínqua e a investigação entusiasmada sagitariana. Sagitário acredita no conhecimento e sabedoria atingidos, decreta leis e dogmas baseados neles ou na fé pura e simples. Prepara o terreno para que Capricórnio - signo subsequente no trânsito solar – estruture os planos e projetos futuros a partir da fé ou sabedoria sagitarianas.
Sua modalidade Mutável também prepara a Natureza para se adaptar a uma nova estação a partir do Solstício de Verão/Inverno de Capricórnio. Portanto, é fundamental que a energia sagitariana seja adaptável às mudanças e, sua fé, seus dogmas e seu conhecimento também se adaptem a novos paradigmas. Por ser regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar, a consciência deve estar em constante movimento de expansão, sem medo de ultrapassar fronteiras e buscar referências em lugares diferentes ou distantes. Apegar-se à fé em verdades absolutas, sejam elas religiosas, científicas, filosóficas ou, até mesmo, políticas, tornam a energia sagitariana inflexível e caótica recorrendo ao fanatismo e ao radicalismo. Esta situação é exatamente contrária ao arquétipo de Sagitário, intuitivo e ilimitado como o Fogo e flexível como a mutabilidade.

O centauro com seu arco-e-flecha, representante mitológico deste signo, não é apenas a conexão entre o irracional e instintivo do cavalo com o racional e objetivo humanos. A flecha direcionada para o alto representa o contato com o divino e sua importância no mundo humano e da natureza em geral.

A quadratura entre Netuno em Peixes e Marte em Gêmeos ao longo dos próximos 8 dias pode provocar confusão, indecisões e perda do foco nas ações e decisões. Trata-se de um aspecto que exige mais da intuição e da sensibilidade de cada um a fim de evitar pressões externas ou internas, que apenas provocam dubiedades em momentos de escolha. Por outro lado, este aspecto pode atingir pessoas potencialmente sensitivas direcionando-as a ilusões ou fugas.

Práticas sugeridas: A lua nova é uma fase de introspecção e avaliação. Aproveite esta semana para reanimar aquele sonho antigo que ficou para trás: uma viagem, um curso, um projeto que resultaria em um avanço da sua filosofia atual. Recupere o entusiasmo da sua curiosidade juvenil e sua sede de conhecimentos.

Calendário biodinâmico: De 24 a 25/11 : semeadura de sálvia, noz moscada e castanhas em geral, oliveira, carqueja, boldo; De 26 a 27/12 : colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos; De 28 a 30/11: adubação e cuidados com mudas e novos canteiros. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História