Orientações para o período
A segunda lua nova em Virgem é dedicada à Perséfone, deusa que comanda o Hades junto a seu marido. Seu rapto e consequente negociação entre Ceres e Hades, originou a organização da Natureza nas quatro estações do ano: enquanto Perséfone permanece nas profundezas do Hades, sua mãe se entristece, a Terra esfria e passa pelo outono e inverno. Quando Perséfone vem à tona, o convívio com sua mãe faz a Terra prosperar e produzir durante a primavera e verão.
O período começa com a segunda Lua Nova em Virgem (21/09 às 16h54 BSB)
Uma segunda lunação em um mesmo signo não é tão raro. Entretanto, trata-se de uma reafirmação dos valores arquetípicos do signo, no caso, Virgem. A racionalização, a organização, a assepsia e a medicina preventiva recebem um reforço energético. A Lua nova é um momento de reflexão e preparação para a lua crescente. A preparação deve atentar para a sistematização que evite a dispersão ou os revezes da quadratura entre Plutão e Marte que começa a se formar e chega ao auge em 24/9. Aspecto que exige cautela global, já que costuma provocar catástrofes ou reações violentas e instintivas a nível individual.
Marte em Escorpião (22/9 às 6h00)
Será objeto de artigo específico.
Sol em Libra – Equinócio de Primavera (22/9 às 15h19)
Quarto-crescente em Capricórnio (29/09 às 20h53)
Este quarto crescente no elemento Terra, segue o propósito organizador e sistematizador da segunda lunação em Virgem com viés empreendedor. Busca do aspecto fértil primaveril em todos os assuntos. Momento de semear e cultivar enquanto a Natureza permitir. Apesar da oposição de Netuno e Saturno ao Sol diplomático e cordial em Libra dificultando as interações e parcerias, o trígono entre a Lua capricorniana e Vênus em Virgem sugere persistência e perseverança nos propósitos comuns.
Lua Cheia em Áries (07/10 às 00h47)
O eixo deste plenilúnio envolve a Lua em Áries e o Sol em Libra revelando sob sua luz uma atenção especial para relacionamentos e conexões humanas em geral. A oposição entre Netuno/Saturno a Vênus estipula limites nos relacionamentos, que são sabotados muitas vezes pela idealização do outro. Netuno e Saturno estão em conjunção há algumas semanas e provocam efeitos antagônicos entre sonho (Netuno) e realidade (Saturno). Opostos a Vênus, ressaltam a necessidade de equilíbrio entre o devaneio romântico e a realidade. Quando estamos apaixonados, estamos nas “nuvens” netunianas, vendo tudo através de uma lente feita de algodão-doce. Saturno, por sua vez, chama à atenção para os problemas decorrentes destes devaneios e “furam o balão” da viagem ou do sonho.
Quarto-minguante em Câncer (13/10 às 15h12)
Ótimo período para aquela 'arrumação de primavera' da casa: limpeza e eliminação de objetos que não são mais utilizados. Não se esqueçam da limpeza astral também: queime incensos de arruda, mirra, alecrim, cânfora etc e passem água com sal grosso no chão. Deixe seu lar puro antes do final do ano. O banimento de apegos e emoções que oprimem a alma também é indicado. Visualizem mais leveza na região do chakra cardíaco com os pés tocando a terra. Júpiter está conjunto à Lua em Câncer aumentando o otimismo e o bom humor. Marte e Mercúrio conjuntos em Escorpião é indício de favorecimento para pesquisas, testes e investigações. A mente estará afiada para testes, defesa de teses e discursos.
Calendário biodinâmico:
De 21 a 24/9: plantio de roseiras, alcachofra, tomilho, verbena, violeta, artemísia, beladona, malva; De 25 a 26/9: transplantes de mudas para canteiros; De 27 a 29/9: plantio e colheita de folhas, frutos, flores; De 30/9 a 1/10: colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos; De 2 a 3/10: adubação e correção do solo; De 4 a 6/10: colheita e beneficiamento de babosa, erva cidreira, cânfora, jasmim, lúpulo, losna, capim-santo; De 7 a 8/10: colheita e beneficiamento de coentro, pimentas, malva, manjericão, tanchagem, patchouli; De 9 a 10/10: poda para produção de biomassa, corte de madeira, aplicação de biofertilizante; De 11 a 12/10: corte de bambus e madeira para construção; De 13 a 14/10:podas para produção de matéria orgânica seca; De 15 a 16/10: limpeza e preparação dos canteiros para novos cultivo; De 17 a 19/10:plantio de raízes, tubérculos, bulbos e rizomas.
Comentários
Postar um comentário