O Signo Lunar e seus Mistérios Ocultos

O horóscopo comum que costumamos ver em publicações na internet costuma enfatizar o signo solar. Uma grande maioria acaba desacreditando a Astrologia como um todo por esta causa. No entanto, é óbvio que a humanidade não se divide simplesmente em 12 tipos de personalidade. A Astrologia é muito mais do que isto. Na verdade, todos os dez astros e sua localização aleatória nos doze signos influenciam significativamente nossa vida a partir da nossa primeira respiração.

A Lua está no mesmo patamar do Sol como influenciadora de nosso temperamento. A simbologia Yin Yang pode ser aplicada à dupla de luminares. A Lua (Yin) corresponde à nossa subjetividade, sensibilidade e psique. O Sol (Yang) corresponde à nossa objetividade, racionalidade e consciência. Mas, esta divisão, apesar de bastante esclarecedora, permite apenas uma noção básica da influência de ambos os astros em nosso mapa astrológico. A localização por signos e os aspectos (ângulos) que eles podem realizar entre si e com os demais astros contribuem com diferenças complexas. Por representarem nossas figuras paterna (Sol) e materna (Lua) os aspectos entre ambos os astros podem revelar a situação e a relação dos progenitores no momento do nascimento da criança. Nascer durante a lua cheia, por exemplo, representa algum tipo de desacordo ou distanciamento entre o pai e a mãe no momento do nascimento da criança, o que influencia sua vida com a dificuldade de conciliar o lado objetivo da personalidade com o subjetivo. São os conflitos internos e crises existenciais que podem ser minuciosamente compreendidos por meio da interpretação do mapa astrológico de nascimento.

Em manuais de Astrologia é comum ver descrições sobre a localização dos astros nos signos. A Lua em Áries é comumente descrita como impulsiva, impaciente e ansiosa. A Lua em Touro é boa de garfo. Em Gêmeos, precisa dialogar e assim por diante. Mas a influência dos outros astros e a localização por casas astrológicas também são fundamentais para entender a Lua. Vamos pensar em uma Lua em Câncer na segunda casa recebendo uma oposição de Saturno em Capricórnio na oitava casa, além da quadratura de Plutão em Libra na quinta. A Lua em Câncer é entendida fundamentalmente como aquela que tem uma profunda conexão emocional com a família, as tradições, é muito próxima à figura materna e necessita de segurança. Até aí tudo bem. No entanto, a presença desta Lua na segunda casa significa que a necessidade de segurança está no âmbito das finanças e bens. A oposição de Saturno dificulta esta satisfação da necessidade de segurança pois, esta pessoa, em algum momento em sua vida, passou por uma perda traumática simbolizada não apenas por Saturno na oitava casa, mas também pela quadratura de Plutão, que a desafia no alcance de sua estabilidade e tranquilidade emocional, que está intrinsecamente conectada à segurança material. Em outras palavras, o canal para ela lidar com esta configuração sobre sua Lua ou suas emoções, necessidades, psique, sensibilidade encontra-se em aspectos de outros planetas de seu mapa (Júpiter, Vênus, Mercúrio, Sol etc) ou em ciclos planetários ao longo do tempo que possam estimular pontos estratégicos ou percepções dharmicas. Muitas vezes, o caos originado pela falta do autoconhecimento ou o distanciamento com relação ao mundo oculto, dirige a pessoa a reações obsessivas, numa espécie de visão monocromática da própria realidade. A mais comum é a busca pela(o) parceira(o) de vida ou alma gêmea. Acreditar que encontrar aquela pessoa especial irá solucionar todos os problemas na vida, que a solidão é algo a ser evitado, desencadeia um desvio de missão de vida, além da atrofia nas possibilidades e oportunidades sinalizadas pelos ciclos de outros planetas. Confesso que este é um dos quadros mais difíceis de lidar e de tentar despertar a pessoa para estes talentos e oportunidades esquecidas.

A Lua na sétima casa é a marca mais evidente das relações codependentes. A necessidade e o conteúdo psíquico são dirigidos diretamente para o outro. É como se a pessoa se alimentasse da presença do outro. Se a Lua estiver em Aquário, pelo menos esta codependência pode adquirir a leveza de uma relação baseada na amizade, assim como Sagitário cria uma perspectiva expansiva e alegre nas aventuras compartilhadas.

A Lua, como satélite natural da nossa Terra, influencia fisicamente todos os líquidos do planeta. Se somos 70% feitos de água, o movimento lunar altera nossos humores constantemente, mudando a cada par de horas do dia. De acordo com Tales de Mileto, a água seria o princípio fundamental de toda a criação. Na Alquimia, a água pertence à fase Solutio, que decompõe tudo para se chegar à prima materia. Na Cabala, a Lua corresponde à Sephiroth Yesod, onde se localiza o magnetismo da luz astral, a substância mais sutil que conecta o mundo material com o Plano Espiritual. A Lua em nosso mapa natal nos conecta com mundos profundos e sensitivos dos sonhos e das projeções astrais. Por isto sempre relevo a importância da interpretação dos sonhos dos meus clientes. O uso das terapias energéticas como florais e homeopatia ressalta a conexão com este plano sutil, fluido, oculto e auxilia na transmissão dos conteúdos inconscientes para a luz do consciente por meio não apenas de sonhos, mas também por insights e ideias criativas.

Os aspectos de outros astros sobre nossa Lua natal podem potencializar este estado quase mediúnico da nossa psique. Os transaturninos, Plutão, Netuno e Urano são os maiores responsáveis pela conexão do psiquismo lunar com outras inteligências ou seres de outras dimensões. Claro que isto depende da Lua natal que, presente nos signos de Fogo ou de Água é extremamente sensível a esta abertura interdimensional pela facilidade magnética (Áries, Leão e Sagitário) ou fluídica (Câncer, Escorpião e Peixes),e se submetem mais facilmente à luz astral que sofre alterações significativas por meio do movimento dos transaturninos. Claro que as práticas meditativas e contemplativas são fundamentais para sintonizar-se com estes mundos durante certos ciclos. 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações para o período

NECESSITA DE ORIENTAÇÕES PARA 2025?

SOL EM AQUÁRIO E BREVE REFLEXÃO SOBRE URANO EM GÊMEOS