Virgem e o eixo cérebro-intestino
“O intestino, que muitos acreditam ser apenas um longo tubo para a comida passar, aloja mais células nervosas do que qualquer outro lugar do corpo fora do cérebro.” Canal Enterogermina
A descoberta do eixo intestino-cérebro por meio do nervo vago, a princípio, é recente na ciência materialista, mas milenar na ciência espiritual.
Desde tempos pré-históricos, como herança da cultura atlante, o zodíaco é a representação do campo energético que envolve nosso sistema solar. Ele é dividido por doze signos ou chakras relativos a também doze arquétipos universais. O signo de Virgem refere-se ao arquétipo da organização, da sistematização, assimilação e classificação. No âmbito do nosso corpo físico, Virgem está ligado aos intestinos, lóbulos inferiores do fígado, baço e duodeno. Os intestinos fazem uma “avaliação crítica” dos alimentos que ingerimos, os analisam e classificam como aproveitáveis para nosso organismo ou destina-os à eliminação.
Por ser um signo racional, como podemos perceber em seu senso analítico, Virgem compartilha Mercúrio com Gêmeos como planeta regente. Assim como Virgem, Gêmeos é um signo racional, mental, intelectual, cujo elemento Ar diferencia as propriedades mercuriais como voláteis e dedicadas à comunicação, além do movimento multifacetado da mente.
Mercúrio como regente de Virgem por sua vez, elemento Terra, dedica-se ao pensamento registrado, ao conhecimento enciclopédico organizado e analítico. É a parte do nosso sistema nervoso simpático, autônomo, que previne contra qualquer adversidade e não conformidade vindas do ambiente que exigem reações prontas e automáticas.
Portanto, diante da Astrodiagnose, a dificuldade de assimilar informações, de organizar rotinas e trabalhos estressantes, a impossibilidade de transformar tarefas e obrigações em algo apreciável e condizente com a realização individual, desencadeia desequilíbrios a partir do chakra do plexo solar. O fígado e o pâncreas são glândulas diretamente coordenadas por este chakra, cujo desequilíbrio interfere diretamente na digestão.
Em outras palavras, o problema de coordenação equilibrada e organizada da vida por parte de Mercúrio provoca desestabilização da digestão. É como se existisse alguma provocação caótica a nível mental que se prolonga para a seleção de alimentos e a digestão equilibrada.
A primeira atitude mediante a medicina materialista é a mudança alimentar ou o uso de um medicamento específico voltado diretamente ao órgão com mau funcionamento. Isto nem sempre funciona. Além de recente, a descoberta do eixo intestino-cérebro ainda não é bem assimilada pelos médicos materialistas, que tornaram-se tão limitados em suas especialidades, que têm dificuldades de enxergar o holismo no ser humano. Além disso, o medicamento exclusivo para o sistema digestivo atinge apenas o sintoma, não a causa. A causa dos problemas localizados no plexo solar geralmente são provenientes da falta da realização pessoal devido a uma rotina insatisfatória, ao trabalho ou ambiente de trabalho desconectado da realização pessoal. Portanto, se respeitarmos a hierarquia entre cérebro e intestino, vamos nos voltar ao pensamento procedente do cérebro, da mente ou de Mercúrio. A partir da reflexão concernente à nossa rotina diária, seu significado e realização voltados à nossa evolução como almas transcendentes encarnadas em corpos imanentes, começamos o processo de cura da mente (cérebro) para os intestinos.
Na Homeopatia, o medicamento Arsenicum album está intrinsecamente ligado ao arquétipo virginiano. Ele realinha o indivíduo com sua organização mais evoluída, pois a perda da sistematização de vida ou a perda de uma rotina, trabalho, pode provocar caos em indivíduos cujo mapa de nascimento possui ênfase no signo de Virgem como Sol, Lua ou Ascendente presentes neste signo. Dependendo dos ciclos planetários sobre estes elementos, a ruptura de um hábito ou organização do mundo prático e racional pode exercer reações obsessivas ou maníaco-compulsivas antes do entendimento e reflexão voltados à mudanças de rotina, hábitos ou de ambiente de trabalho.
Que saber mais sobre Astrodiagnose e Homeopatia? Clique aqui e leia meu livro.
Comentários
Postar um comentário