A História do Oráculo de Delfos

 

Nos primórdios da cultura grega antiga, há mais de três mil anos, um pastor notou que algumas cabras do seu rebanho eram tomadas por um comportamento estranho quando passavam perto de uma fissura na terra de onde saía um vapor putrefato. Alguns dos animais acabavam pulando dentro desta fenda e, quando este pastor se aproximou, também foi tomado por um delírio terrível quando aspirou este vapor acabando por se precipitar na misteriosa fenda após dizer coisas ininteligíveis. Após algumas ocorrências deste tipo nas encostas do monte Parnasso, construíram um templo dedicado a Apolo neste local, pois o vapor originava-se da carne em decomposição da serpente Python aniquilada por este deus.

Esta fenda ou caverna também foi considerada o “umbigo da Terra”, pois os povos antigos em sua sabedoria magistral consideravam nosso planeta um ser vivo: Gaia.

Após a construção do templo e do trípode de ouro com três serpentes entrelaçadas, sacerdotisas virgens chamadas pitonisas se estabeleciam por lá e eram atendidas por cinco Hossi ou escribas sagrados descendentes diretos de Deucalion, que registravam cada movimento e cada palavra proferidos pelas pitonisas em transe após aspirar o tal vapor. Elas só bebiam a água do rio Cassotis desviada por encanamentos da época até o templo e mastigavam algumas folhas de louro durante seu trabalho no templo.

As profecias eram entregues para poetas que as traduziam e adaptavam para a leitura da população.

Ao aspirar o vapor da fenda, as pitonisas aparentavam estar possuídas por espíritos que transmitiam suas profecias e, muitas vezes, eram tomadas pelo próprio deus Apolo.

Segundo Jâmblico: “Muitos tiranos saíam de lá, antevendo seus destinos fatais, o que salvou populações da destruição e indicou o caminho correto para os bens intencionados. Promoveu descobertas, orientou para realizações virtuosas e assegurou liberdades civis.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Padrão Feminino na Atualidade

Orientações para o período

URANO E MARTE EM TOURO