As Aves de Estínfalo

As aves assassinas do pântano de Estínfalo fazem parte de um dos doze trabalhos de Hércules, o herói solar da mitologia greco-romana. Estes animais carnívoros possuíam bicos de ferro afiados e penas de aço capazes de cortar facilmente as cabeças dos viajantes que por ali passavam. Mesmo usando sua clava e suas flechas, Hércules não obteve sucesso em removê-las do tal pântano.

Lembrando das palavras de seu instrutor (“a chama que brilha além da mente revela a direção.”), nosso herói brandiu dois pratos de bronze que ele possuia, que nem ele suportava o som agudo e estridente! Isto afugentou as perigosas aves do local para sempre durante o Sol poente.

O bronze é formado por uma liga que combina prata, cobre e estanho. Estes três metais são atribuídos alquimicamente aos seguintes astros: Lua (prata), Vênus (cobre) e Júpiter (estanho) que, por sua vez, representam arquétipos conectados às emoções, ao lar, ao prazer, ao amor e ao divino. Em outras palavras, são arquétipos que 'brilham além da mente', pois transcendem o aspecto racional do ser humano e podem ser alcançados por meio do silêncio e da escuridão do inconsciente (poente).

As aves assassinas de Estínfalo não podiam ser melhores símbolos do atual ataque a toda e qualquer expressão ou ideia que, na tentativa de diferenciar-se da mente global pantanosa e de suas opiniões afiadas e cortantes, é devorada ou destruída. O debate nos tempos atuais foi substituído por um gralhar confuso e agressivo, que só pode ser silenciado pelo impacto uníssono da vibração divina.

Cuidado com as aves mecânicas e artificiais da modernidade. Elas podem parecer bondosas auxiliares nas tarefas humanas, mas estão se tornando cada vez mais mortais que as mitológicas. Não se limitam ao pântano fétido, mas o levam consigo através das redes de informação e disfarçam-se facilmente em arautos da realidade. Sempre deixe a chama de seu herói solar acesa para as identificarem, pois moldam a mente facilmente quando deixamos de lado a sabedoria do bronze, ou seja, nossos referenciais emocionais, instintivos e divinos.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Astrológico e Tarot: Sincronicidades

Orientações para o período

Isobel Gowdie, a Bruxa