Solstício de Verão – Sol em Capricórnio - Saturnália

 


No começo desta sexta-feira, o dia de maior duração no Hemisfério Sul demarca nosso Solstício de Verão. Isto significa que o Sol atingiu sua inclinação máxima longitudinal em relação à Terra. Também é o momento da entrada do Sol no signo de Capricórnio, elemento Terra, modalidade Cardinal.

Tradicionalmente, Capricórnio é visto como um signo que busca o sucesso e luta pelo seu lugar ao Sol com a perseverança de uma cabra montês subindo até o topo de uma montanha. Suas buscas e ambições, a princípio, visam as conquistas no mundo material: o poder político ou profissional, o status demonstrado pelo poder econômico.

Entretanto, todo este poder e vontade capricornianos têm suas raízes nos instintos viscerais e tenazes que estão fortemente conectados à sexualidade. Pan, uma divindade que combina características humanas com um bode, representa o poder da natureza instintiva, que não obedece regras ou pudores. O poder dos nossos instintos, quando não estão sob os limites da culpa, pode ser dirigido para a criatividade e a conquista de nossos desejos mais essenciais. Por isto que Saturno é o regente deste signo, uma vez que o Senhor do Karma impõe limites em nossos desejos e ambições. Nada é por mero acaso.

As festividades do período do Solstício, Saturnália, correspondem ao Natal cristão. No entanto, as festividades da Saturnália incluíam a liberação dos instintos e desejos de forma mais abrangente. Os presentes e os banquetes também estão inclusos.

Todo ingresso do Sol em um signo cardinal demanda a mudança de estação ou o início de um novo ciclo na Natureza. As celebrações são correspondentes ao período e honram o cuidado que a Natureza nos proporciona e nos aproxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História