Orientações para o período entre 21 de outubro a 20 de novembro de 2025
No Livro dos Mortos do Antigo Egito, o ápice do julgamento daquele que está atravessando os portais do submundo é usar uma balança colocando o coração em um prato e a pena de um avestruz no outro. Maat usa penas de avestruz na cabeça, pois é a deusa egípcia da justiça. Ela oferece as leis divinas imutáveis, representa os preceitos morais da honestidade e integridade. É a dádiva da harmonia, do equilíbrio e da reciprocidade que o rei oferece, em troca, ao Divino .
O período começa com a Lua Nova em Libra (21/10 às 09h25 BSB)
Os luminares encontram-se no signo da harmonia e da paz, porém recebendo duas quadraturas de Júpiter e Plutão. A quadratura de Júpiter em Câncer alerta para distorções e sabotagens na busca pela paz e na credibilidade das promessas sem compromisso. A quadratura de Plutão corrige as estratégias ou destrói as máscaras superficiais de promessas.
A conjunção exata entre Marte e Mercúrio em Escorpião oferece um caminho para entender os aspectos tensos sobre os luminares: a mente afiada, ler nas entrelinhas, investigar situações e informações a fundo. Marte é um dos regentes de Escorpião e, conjunto a Mercúrio, desenvolve uma inteligência que combina a curiosidade com o foco quase obsessivo em um determinado assunto, esgotando todas as possibilidades do mesmo.
Sol em Escorpião (23/10 às 00h50)
Quarto-crescente em Aquário (29/10 às 13h20)
A Lua crescente em Aquário recebe diversos aspectos indicando uma semana atribulada. Destaco a conjunção com Plutão, que exige mudanças no âmbito social e o despertar coletivo. Ajudando neste despertar, o trígono de Urano é relevante, uma vez que, Urano é regente de Aquário. Mercúrio está no primeiro grau de Sagitário, mas ainda permanece em conjunção a Marte em Escorpião, imprimindo a expansão de consciência neste despertar coletivo de longo alcance. A verdade sobressai não apenas pelos meios de comunicação, mas também pela conexão supramental das psiques individuais. Netuno retrograda para os últimos graus de Peixes, acompanhando Saturno, lembrando da importância da preparação e do silêncio antes da ação.
Marte em Sagitário (04/11 às 10h30)
Será objeto de artigo específico.
Lua Cheia em Touro (05/11 às 10h19)
O eixo deste plenilúnio ocorre entre o signo de manutenção ou conservação (Touro) e o signo de transmutação (Escorpião). Esta complementaridade sob a luz do plenilúnio lembra a impermanência do mundo material (Touro) e os constantes ciclos de mudanças, perdas e morte (Escorpião).
Marte e Mercúrio permanecem em conjunção, mas em Sagitário, o que altera significativamente a disposição mental. A rapidez do pensamento e a mente afiada aliam-se a um perigoso radicalismo e a um julgamento inquisitório. De qualquer forma, este aspecto ajuda em divulgações relâmpago. No entanto, a oposição de Urano em Gêmeos a Marte em Sagitário pode romper com radicalismos e desviar ações tendenciosas.
Quarto-minguante em Leão (12/11 às 02h28)
O quarto minguante envolvendo Sol em Escorpião e a Lua em Leão dissolve as máscaras do ego e parte em busca da autenticidade. Ora, como o Sol é regente de Leão, este aspecto adquire a força leonina criativa, individual, da busca do Eu Sol que, combinada à força psíquica escorpiônica torna a fase minguante uma oportunidade de lapidar a Vontade ou a Pedra Filosofal. A quadratura entre Plutão e Vênus em Escorpião confirma este momento de eliminação de máscaras, mentiras e superficialidade para a manifestação do verdadeiro. Urano em movimento retrógrado retorna para os últimos graus de Touro ainda realizando oposição à dupla Marte e Mercúrio em Sagitário, tentando remover radicalismos e julgamentos inquisitoriais.
Calendário biodinâmico:
Em 21/10: plantio de roseiras, alcachofra, tomilho, verbena, violeta, artemísia, beladona, malva; De 22 a 24/10: transplantes de mudas para canteiros; De 25 a 26/10: plantio e colheita de folhas, frutos, flores; De 27 a 29/10: colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos; De 30 a 31/10: adubação e correção do solo; De 1 a 2/11: colheita e beneficiamento de babosa, erva cidreira, cânfora, jasmim, lúpulo, losna, capim-santo; De 3 a 4/11: colheita e beneficiamento de coentro, pimentas, malva, manjericão, tanchagem, patchouli; De 5 a 06/11: colheita e beneficiamento de alcachofra, camomila, erva-de-gato, tomilho, verbena, violeta, beladona, malva; De 07 a 8/11: colheita e beneficiamento de guaco, hortelãs, mentas, eucalipto, manjerona, orégano, funcho, narciso; De 09 a 10/11: podas com produção de biomassa para adubação verde, corte de madeira para lenha; De 11 a 12/11: corte de bambus e madeira para construção; De 13 a 15/11 :plantio de raízes, tubérculos, bulbos e rizomas; De 16 a 17/11 : plantio de roseiras, alcachofra, tomilho, verbena, violeta, artemísia, beladona, malva.
Comentários
Postar um comentário