
Informativo Semanal Templo de Minerva
LUA NOVA EM CÂNCER [2] (20/07/20 às 14:32), horário de Brasília
PERÍODO: De 20 a 26/07/2020
Esta é a segunda lua nova no signo de Câncer do ano. A primeira foi no dia 21 de junho, quando ocorreu o eclipse anular do Sol. Uma série peculiaridades celestes estão ocorrendo no começo do segundo semestre deste ano tornando este período bastante singular. Além da dupla lunação em Câncer e a permanência de Marte em Áries pelos próximos seis meses, a configuração desta atual lua nova merece uma análise especial.
Quando me deparei com os três planetas em Capricórnio (Júpiter, Saturno e Plutão) opostos aos luminares (Sol e Lua) em Câncer, o primeiro pensamento que me ocorreu foi: “quem estiver nascendo durante este aspecto terá grandes desafios pela frente.” Cada momento no Cosmo tem um significado e sua linguagem pode ser traduzida. O aspecto acima representa a sensibilidade e a necessidade de refúgio e proteção dificultadas pela realidade convencional do tempo e do espaço. Em outras palavras, o equilíbrio entre os sentimentos que costumam nos direcionar para o estado introspectivo estão sendo desafiados pelas mudanças (Plutão), pela cobrança implacável do tempo (Saturno) e pela fuga compulsiva e compensatória (Júpiter). E assim traduz-se a complexidade do momento em que vivemos onde a expectativa nem sempre é realizada e a volta ao passado e à segurança da familiaridade, que simbolizam o “porto seguro”, parecem estar ficando cada vez mais distantes. As mudanças costumam trazer o fim de alguma situação para o começo de outra. Mas, para muitas pessoas, o fim ou o desapego seja do que for representa a morte e a perda. Esta é a reação dolorosa, que costuma desencadear o “ponto cego” do signo de Câncer, ou seja, a fuga para a toca do caranguejo ou para o passado que não existe mais.
Práticas sugeridas: Dos “12 Curadores” do sistema floral de Bach, Clematis é correspondente ao desequilíbrio de Câncer que, sensível perante os desafios, refugia-se no passado, alienando-se da realidade. Outro floral do mesmo sistema indicado para estados nostálgicos obsessivos é Honeysuckle. Se você identifica-se com os sintomas descritos aqui, recomendo o uso terapêutico de pelo menos um dos florais acima.
Calendário biodinâmico: De 20 a 22/7: plantio ou semeadura de jasmim, babosa, erva-cidreira, rosas, lírio, aveia, lúpulo, alecrim, citronela, louro, canela, açafrão. De 23 a 24/7: plantio ou semeadura de hortelãs, mentas, lavanda, alfazema, manjerona, orégano, funcho, eucalipto, guaco. De 25 a 26/7: colheita de raízes, tubérculos, rizomas, bulbos; transplantes de mudas.