Orientações para o período


 O período começa com a Lua Nova em Capricórnio (30/12 às 19h27 BSB)


A lunação do signo mais determinado do zodíaco concentra a Vontade e a Necessidade em uma meta comum: atingir a realização suprema das metas no mundo material. Signo do elemento Terra e de modalidade Cardinal, Capricórnio é incansável na busca de seus objetivos e tem o Tempo a seu lado, Saturno, seu regente.

Saturno em Peixes mantém a quadratura a Júpiter em Gêmeos convidando a Humanidade para o silêncio e reflexão neste momento especial de virada do ano.

Enquanto isto, Plutão em Aquário opõe-se com a exatidão a Marte que retrograda nos primeiros graus de Leão rumo ao final de Câncer. Desde meados de outubro, esta oposição tem provocado situações extremadas em várias partes do mundo. Ambos são regentes de Escorpião, Plutão e Marte conectam-se a nossos instintos primitivos e, em oposição, dificultam o controle lógico e racional, cedendo a impulsos destrutivos.


Quarto-crescente em Áries (06/01 às 20h56)

Após semear os planejamentos e metas estratégicas na Lua nova em Capricórnio, chegou a hora do engajamento e coragem de enfrentar obstáculos. A Lua em Áries é ansiosa por resultados, que nem sempre chegam no momento esperado. No entanto, vale a pena manter o entusiasmo do signo ígneo a fim de prosseguir no caminho até chegar lá.

Marte retrograda até Câncer, mas a tensão da oposição de Plutão continua. Evite fugir dos desafios por vitimismo diante do primeiro obstáculo.


Lua Cheia em Câncer (13/01 às 19h26)

Na Lua Cheia, as verdades são expostas. A iluminação diurna e noturna apresenta a realidade entre lembranças, memórias (Câncer) e buscas ou objetivos (Capricórnio). É neste momento em que verificamos a eficácia da semeadura na Lua Nova passada. Se o crescimento já criou os primeiros frutos, o caminho está correto. Caso contrário, está na hora de pesquisar no passado experiências mais bem-sucedidas para servirem de trampolim para o futuro.

No entanto, alguns aspectos requisitam nossa atenção: Plutão em Aquário permanece na longa oposição a Marte retrógrado em Câncer. A novidade é que os luminares estão envolvidos nela: o Sol no terceiro decanato de Capricórnio já está conjunto a Plutão, enquanto a Lua em Câncer alinha-se com Marte. As explosões de humor, raiva e violência podem ser incontroláveis nesta configuração. Netuno no final de Peixes pode ser uma saída: em trígono à Lua em Câncer, canaliza emoções para algo mais elevado, dirige as necessidades psíquicas para a transcendência. Por fim, a conjunção de Saturno com Vênus em Peixes sugere recolhimento a fim de não criar feridas nas relações afetivas.


Sol em Aquário (19/01 às 17h00 BSB).


Quarto-minguante em Escorpião (21/01/25 às 17h30)

Os aspectos tensos, não apenas da 'eterna' oposição entre Plutão e Marte, mas também por causa de outras configurações e envolvimentos planetários, merecem este momento de expurgo emocional e energético. A lua minguante em Escorpião é mágica e curativa. Qualquer prática terapêutica e ritualística que tenha como objetivo a eliminação de substâncias invasivas ou emoções corrosivas é muito ampliada nesta fase.

Plutão está conjunto ao Sol concentrando o poder de escolhas no Eu Superior macro e microcósmico. O rei Sol é adorado como o deus dos deuses desde os caldeus, pois é responsável pela vida na Terra. Em seu ciclo anual, encontra-se com Plutão ou Hades que aniquila o velho deus para o nascimento de outro mais jovem e vigoroso.

Calendário biodinâmico:

De 30/12 a 1/1: plantio de raízes, rizomas, tubérculos, bulbos; De 2 a 3/1: plantio de arruda, cúrcuma, figueira; De 4 a 5/1: podas para produção de matéria seca; De 6 a 7/1: corte de bambus e madeira para construção; De 8 a 9/1: adubação; De 10 a 12/1: colheita e beneficiamento de guaco, hortelãs, mentas, eucaliptos, funcho, manjerona, orégano; De 13 a 14/1: colheita e beneficiamento de babosa, erva-cidreira, cânfora, jasmim, lúpulo, losna, capim-santo, mil-em-ramas; De 15 a 16/1 : plantio e colheita de folhas, flores, frutos; De 17 a 19/1: colheita de raízes, tubérculos, rizomas e bulbos; De 20 a 21/1: limpeza de canteiros; De 22 a 24/1: transplante de mudas para canteiros; De 25 a 26/1: adubação de canteiros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Padrão Feminino na Atualidade

Por que Arsenicum album?

URANO E MARTE EM TOURO