Sulphur e o Ego : Astrologia & Homeopatia

 


Enxofre : metalóide encontrado na base da maioria dos vulcões ativos.


Similitudes e Sincronicidades:


Parece conter uma aparência de todas as enfermidades do homem, e um principiante, ao ler sua patogenesia, poderia acreditar que não necessita de outro remédio, na prática, uma vez que parece bastar para tudo e todos.” 
James Tyler KENT


Sulphur talvez seja a maior evidência da necessidade da Astrodiagnose na recomendação terapêutica. Quando o analisamos exclusivamente sob o ponto de vista da saúde do corpo físico, dá-se a impressão de que este poderoso policresto é uma verdadeira panaceia, dispensando outros possíveis medicamentos. Mas, não é bem assim. Uma análise mais profunda da personalidade e temperamento do indivíduo é necessária para uma boa recomendação.

Uma das características mais marcantes no temperamento do candidato ao tratamento com Sulphur é a individualidade exacerbada e hipervalorizada a ponto de tornar-se indiferente a tudo e a todos. Pode-se dizer que acredita ser o centro do universo. É fácil identificar qualquer pessoa com esta característica egocêntrica ou narcisista durante uma ou até duas horas de uma consulta? Muito difícil. Dependendo do ambiente, o indivíduo consegue jogar um véu sobre seu ego na tentativa de ser agradável ou parecer empático. Nem sempre uma boa conversa pode expor certos meandros da personalidade humana e, o mapa astrológico de nascimento é implacável em revelar as tendências e respectivos gatilhos.

Um indivíduo autocentrado, orgulhoso e com tendências à presunção pode ter algumas características peculiares em seu mapa de nascimento, que dão enfoque à prioridade ao si-mesmo, ou seja, o coloca em primeiro lugar. Não estou atribuindo valor a esta condição, a individualidade não é certa ou errada, mas trata-se da singularidade do indivíduo que deve ser respeitada. No entanto, quando esta condição torna-se causa de desequilíbrio homeostático, é muito provável que ele apresente problemas nos sistemas considerados de tropismo de Sulphur, ou seja, manifestações psicossomáticas mais comuns: a pele e o sistema nervoso.

O seu sistema nervoso é atingido quando sua euforia, delírios religiosos ou filosóficos, além da cólera irracional prejudicam a memória e até causam confusão mental. Esta característica é facilmente identificada no mapa de nascimento, pois Mercúrio invariavelmente recebe aspectos tensos, principalmente, de Urano e Plutão neste caso. Indivíduos com alto conceito sobre si mesmo têm dificuldade de aceitar ou entender opiniões contrárias, seu nível de alteridade é mínimo. A reação diante de contrariedades é, quase sempre, violenta.

A pele representa um limite entre nós e o mundo. Desta forma, é um sistema regido por Saturno, o planeta das estruturas e dos limites. No entanto, a pele também tem características venusianas, uma vez que é uma espécie de “cartão de visitas” que expõe nossa beleza e saúde. Esta dupla regência planetária evidencia que as afecções da pele são sintomas de problemas muito mais profundos. Uma alergia, por exemplo, pode ser de pronto diagnóstico pela facilidade de exposição e visualização da pele. Seus problemas são, na maioria dos casos, visíveis. No entanto, no caso de alergias ou de psoríase, por exemplo, a medicina tradicional trata como crises e costuma recomendar um paliativo apenas para a manifestação tópica. Raramente, as afecções da pele são tratadas como sintomas de algo psicossomático ou espiritual, por exemplo.

A personalidade Sulphur, quando considera sua vida e visão de mundo supremas, acaba distanciando-se da realidade. São aquelas pessoas que não se importam com as trivialidades do dia a dia como trabalho, por exemplo. São os eremitas ou hippies que deslocam-se para locais distantes como florestas ou campos. Não toleram banalidades, preferem as mais altas elucubrações intelectuais onde eles têm sempre razão. Este tipo de personalidade pode não ser tão óbvia, mas existem algumas marcas evidentes em seu mapa de nascimento.

Em primeiro lugar, o elemento Fogo é preponderante. Este tipo de temperamento tende ao individualismo, chegando ao egocentrismo, característica intrínseca do desequilíbrio dos signos deste elemento (Áries, Leão e Sagitário).

Se o indivíduo com este temperamento não tiver o Sol na 12ª casa, provavelmente terá algum(ns) astro(s) significativo(s) nesta posição que o levam a se isolar.

Júpiter também é relevante no mapa desta personalidade, principalmente se estiver em conjunção ao Sol ou ao Ascendente em um signo do elemento Fogo. Júpiter é responsável pela autoconfiança, pelo sentimento de grandeza da persona e pelas convicções das verdades pessoais.

Para a teoria da Homeopatia, especificamente uma das leis de Hering, as afecções da pele são consideradas benéficas, uma vez que tratam-se da eliminação da doença, ou seja, a causa da doença está se externalizando e não se internalizando atingindo órgãos de maior hierarquia como o fígado ou o coração. Portanto, a tomada de consciência do indivíduo orgulhoso e vaidoso é importante para que ele não bloqueie este direcionamento energético de cura da doença. Esta tomada de consciência deve ser acompanhada da análise dos ciclos planetários durante a manifestação da afecção na pele. Estes ciclos, provavelmente, estarão em seu auge em paralelo à manifestação tópica. Neste caso e, respeitando-se as teorias clássicas da Homeopatia, a diluição de Sulphur deve ser recomendada de acordo com a intensidade dos sintomas mentais, espirituais e físicos do indivíduo. A atenção a esta malha analítica envolvendo ciclos planetários e sintomas manifestos nos diversos corpos é fundamental para que não haja um grande agravamento e desconforto do ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História