Saturno quadratura com Júpiter e a Dopamina
“Numa das nossas sessões, sugeri que ela tentasse ir a pé para a aula sem escutar nada, só deixando seus próprios pensamentos virem à tona.
Ela me olhou incrédula e temerosa.
Por que eu faria isto? - perguntou, de boca aberta.
Bom, é uma maneira de se familiarizar com você mesma – arrisquei. - De deixar sua experiência se revelar, sem tentar controlá-la ou fugir dela. Toda essa sua distração com dispositivos pode estar contribuindo para a depressão e a ansiedade. É muito exaustivo se evitar o tempo todo. Me pergunto se a experiência de vivenciar a si mesma de maneira diferente pode lhe abrir caminho a novos pensamentos e sensações e ajudá-la a se sentir mais conectada com você mesma, com os outros e com o mundo.
Ela pensou nisso por um momento.
-Mas é tão chato! Disse.
É verdade – concordei. - Mas a chatice não é só chata. Também pode ser apavorante. Ela nos força a encarar questões maiores de significado e propósito. A chatice também é uma oporunidade para descobertas e invenções. Ela cria o espaço necessário para a formação de um novo pensamento, sem o qual estamos continuamente reagindo a estímulos à nossa volta, não nos permitindo conviver com nossa experiência de vida.
Na semana seguinte, Sophie experimentou caminhar para a aula sem estar plugada.
No começo foi difícil – ela disse. - Mas depois me acostumei e até meio que gostei disso. Comecei a reparar nas árvores.”
O trecho acima é do livro “Nação Dopamina” da Dra. Anna Lembke e vem a calhar com uma importante configuração atual no céu: Saturno em Peixes realiza quadratura com Júpiter em Gêmeos alinhado com Marte.
Os contatos entre Saturno com Júpiter são reguladores. Estamos falando de um astro limitador (Saturno) em contraposição a um astro amplificador. Claro que são nossas reações aos seus aspectos sobre nosso mapa de nascimento que limitam ou expandem as ondas de possibilidades. No entanto e, dependendo do nosso nível de consciência e autoconhecimento, os limites se tornam medo, os medos se tornam sofrimento, assim como as expansões podem se tornar descontroladas e compulsivas.
A Dra. Lembke demonstra em seu livro a importância de manter um equilíbrio entre o sofrimento e o prazer, chegando naturalmente à esperada homeostase. Tudo no mundo material é dual, não existe apenas doçura sem a respectiva amargura. Entretanto, o mundo pós-moderno está ofertando cada vez mais opções para evitar qualquer tipo de amargor como se isto representasse uma grande derrota ou fracasso humano. Mas, não é. Quanto mais fugimos de vivenciar qualquer dor, perda, fracasso ou qualquer tipo de sofrimento, mais poderoso torna-se este sofrimento e, consequentemente, maior o consumo da 'droga' escapista.
A cliente 'plugada' da Dra. Lembke usa o artifício do mundo virtual da internet. Lá, ela pode ser outra pessoa nas redes sociais e comparar sua vida com as demais vidas virtuais. Esta máscara superficial e este consumo compulsivo que a cornucópia digital oferece incessantemente estão no âmbito vibracional de Júpiter em Gêmeos. A conjunção de Júpiter com Marte torna esta compulsão mais acelerada e descontrolada. Graças à quadratura de Saturno em Peixes este descontrole pode ser diminuído.
Saturno em Peixes representa a busca pelo mundo invisível, pelo silêncio, pela introspecção e reflexão. Significa parar e reparar nas árvores, ou seja, se reconectar com a natureza interna e externa. O mundo digital nos fornece praticamente tudo o que precisamos. É o maior avanço das últimas décadas, deixou o mundo menor e as pessoas mais próximas, pois nele não existe distância. Facilitou estudos, pesquisas e a liberdade de expressão. No entanto, também pode ser uma droga e existem milhões de pessoas adictas por aí afora. O problema é que trata-se de uma adição de difícil identificação, cujos sintomas nem sempre são tão aparentes como as demais drogas.
A sugestão da Dra. Lembke para sua cliente pode ter sido simples, mas ela atuou como Saturno tentando limitar um comportamento compulsivo que só estava trazendo depressão e ansiedade, além de afastá-la de sua autenticidade. Interessante como sua sugestão foi ao encontro dos ensinamentos do professor Amit Goswami que demonstra a importância da criação de um espaço em nossa consciência para nos conectar com o mundo arquetípico, que ele chamou de intelecto supramental. A brincadeira do 'do-be-do-be-do' que eu sugiro a meus clientes vem destes ensinamentos.
Percebemos como Saturno pode ser um grande aliado para nossa saúde mental, emocional e física, quando compreendemos seus ciclos. A astrologia determinista trata ele como algoz mas, na verdade, é um ancião muito sábio e experiente. Este aspecto que iremos vivenciar pelos próximos trinta dias nos lembrará desta importância.
Comentários
Postar um comentário