Carbo vegetabilis e a vulnerabilidade netuniana

Extraído do carvão de madeira.

carvãoO carvão de qualquer tipo de madeira completamente aquecido até a incandescência, manifesta uma uniformidade em seus efeitos sobre a saúde humana depois de adequado desembaraço e desenvolvimento (potencialização) do seu espírito medicinal inato pela trituração (…). Eu empreguei o carvão da madeira do vidoeiro (bétula)” Samuel Hahnemann em “Matéria Medica Pura.

Similitudes e Sincronicidades:

O carvão é uma fase intermediária entre a madeira seca e as cinzas que são o resultado final da combustão completa. Podemos deduzir que o temperamento “Carbo vegetabilis”, ou seja, que necessita do medicamento obtido a partir do carvão homeopatizado também encontra-se em um estado de não completude ou dificuldade em transcender para outro estágio.

Esta resistência em “completar o circuito” é notada em pessoas netunianas, ou seja, extremamente sensíveis, impressionáveis o suficiente para se deixarem abater até que sua própria energia vital seja prejudicada. Indivíduos com temperamentos fortemente influenciados por Netuno em aspectos com o ascendente, Sol, Lua ou Marte necessitam compreender a sutileza dos outros corpos de manifestação e entender a constante mutação energética no ambiente que os cercam como parte de seu desafio karmico. Estes “outros corpos de manifestação” estão conectados pelo corpo energético que envolvem os chakras e intermedia o corpo físico com o plano astral que promove o contato com outros campos energético e outras inteligências ou consciências inerentes à espiritualidade ou ao inconsciente coletivo. Estes indivíduos já nasceram com o talento de mergulhar no inconsciente coletivo e, frequentemente, desenvolvem desde cedo uma intuição muito forte ou até a mediunidade. Entretanto, se por medo ou qualquer tipo de rigidez eles bloquearem este fluxo de significado espiritual, podem começar a adoecer interrompendo outros fluxos de sistemas orgânicos, por exemplo.

Assim como o carvão, o temperamento netuniano é altamente “poroso”, ou seja, pode desenvolver o que se chama de “esponja psíquica” absorvendo energias, emoções de todas as qualidades, inclusive destrutivas e danosas para ele próprio até o desgaste extremo que o coloca em situação de morte iminente. Por isto que “carbo vegetabilis” é conhecido na Homeopatia clássica como o medicamento “levanta cadáver” da Matéria Médica.

Os aspectos de Netuno supracitados devem ser direcionados à transcendência emocional, espiritual e administrados em silêncio, introspecção e meditação para que se transformem em inspiração e insights criativos e evitar a interrupção ou o atraso do fluxo e reflexo energético, lentidão emocional, mental, metabólica e letargia acarretando sequelas no transporte de gases (O2) pelas vias de circulação sanguínea.

A negação de sua sensibilidade e necessidade de fluir, transcender sem medo, enganos ou ilusões pode atépersonalidade netuniana prejudicar o sono com pesadelos. Insônia e medo da escuridão também são sintomas da hipersensibilidade netuniana mal compreendida ou mal aceita por preconceitos religiosos ou ceticismo. O ceticismo irá dificultar e prolongar o estado de quase morte (EQM) do indivíduo e esta estagnação agonizante pode ser evitada se o medo da morte ou da escuridão não existisse em uma mente assolada por imagens e reflexos provindos da ponte que Netuno proeminente no mapa natal faz com as energias arquetípicas do inconsciente coletivo. Estas imagens irão depender do sujeito como observador quântico e suas referências espirituais, filosóficas e religiosas.

O contato de Netuno com os astros pessoais do mapa natal representa também a possibilidade de intoxicação física, mental e emocional. A sensibilidade e a vulnerabilidade da “esponja psíquica” necessitam tanto de proteção quanto a energia vital que é facilmente dispersada em contato com outras energias desequilibradas. Desta forma, a intoxicação pode até ser por meio de substâncias que resultam em dependência química como o álcool, drogas lícitas e ilícitas, sem que o indivíduo perceba sua influência e seus danos, tornando-se dependente delas de forma inconsciente e inadvertida.

A flatulência – acúmulo e estagnação de gases nas vias digestivas -, frieza e cianose nas extremidades, trombose, tromboflebite, aneurisma no coração e nas grandes artérias, varizes ou qualquer outro tipo de interrupção da circulação sanguínea; lentidão digestiva são correspondências físicas do bloqueio energético.

A sensibilidade netuniana faz com que o indivíduo “esponja psíquica” torne-se isolado e avesso ao contato social. Em alguns casos, como mecanismo de defesa e auto-proteção apresenta uma “persona” (máscara) fria e indiferente, sem conexões afetivas com familiares ou pessoas próximas.

Bibliografia:
“Matéria Médica Homeopática Interpretada” de Carlos Brunini e Mário Sérgio Giorgi;
“Homeopatia Metafísica Repertorizada” de José Alberto Moreno;
“Os Sintomas Mentais em Homeopatia” de Robert Dufilho
“A Doença como Símbolo” de Rüdiger Dahlke
“Medicina Oculta” de Samael Aun Weor

Be Sociable, Share!