O signo de Sagitário representa a mais profunda e elevada alquimia combinando instintos, mente e contato com o plano divino do ser humano. Na tradição yogue isto representa o desenvolvimento da criatividade por meio de saltos quânticos entre as etapas tamas (condicionamento comportamental e instintivo), rajas (criatividade situacional) e sattva(criatividade fundamental ou iluminação). Por este motivo que Sagitário simboliza o arquétipo da sabedoria, da fé, da expansão do consciente por meio do conhecimento superior e da Filosofia. Seus instintos de sobrevivência e de adaptação à natureza (tamas) são simbolizados pela metade equina do ser mítico centauro. Sua metade humana está conectada à mente racional e, consequentemente, à criatividade situacional capaz de “construir impérios”. A flecha direcionada para o alto une as naturezas humana e animal com o propósito superior intuitivo da criatividade fundamental contatando-as com o divino em uma hierarquia entrelaçada em possibilidades de fusão com a Consciência Una.
-
Os signos do elemento Fogo Sagitário, Leão e Áries terão a oportunidade de reorganizar e amadurecer a condução de seus objetivos. Este amadurecimento é fundamental para que os instintos ígneos poderosos neste signo sofram uma reavaliação para não incorrer na repetição de erros provenientes de impulsos radicais e irracionais.
-
Os relacionamentos de Libra e Aquário poderão tornar-se mais verdadeiros, maduros e estáveis se houver comprometimento suficiente em compreender outras verdades e realidades dos outros. Criatividade nos relacionamentos afetivos a fim de não cair na rotina ou na frieza. Lembrem-se do Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
-
Já para os signos mutáveis Gêmeos, Virgem e Peixes o desafio será maior e irá exigir muito de sua flexibilidade e adaptabilidade. Será difícil para Gêmeos permanecer na superficialidade da indecisão ou dualidade. Por isto, ao invés de se perder em pensamentos, ouvir e cogitar as mais diversas opiniões e conselhos, silêncio. Muitos períodos silenciosos e introspectivos poderão ser a chave para ouvir a voz interior e essencial, colapsar a mais real mensagem da alma. Isto é sattva conectando-se com o mais divino, pois esta solução não é circunstancial, mas supramental. Esta orientação também serve para outro signo racional, Virgem que precisa da lógica e do detalhamento analítico: expandir as possibilidades, enxergar o todo na partícula e a partícula no todo transformará os hábitos e a visão cética e crítica que perderão terreno para novas ciências e paradigmas. As fantasias e ilusões piscianos não terão chances de fluir por entre nuvens escapistas e, a fim de evitar o sofrimento em face da extrema sensibilidade deste signo de Água face à realidade oculta por muito tempo, o conselho é tornar-se mais objetivo, mesmo em se tratando da sua expressão emocional. Confiar em uma força divina é maravilhoso. Mas estamos experienciando a vida nos conectando com a Terra, portanto devemos nos responsabilizar por ações que comprometam nossa sobrevivência, valorizar mas reformular nossa relação com a realidade material. Não viver exclusivamente no oceano da transcendência, pois nossa manifestação neste planeta também faz parte da Consciência.Os outros signos que não foram citados não terão desafios saturninos mas, lembrem-se que as orientações aqui não visam apenas o signo solar. A infinidade de combinações astrológicas permite que você tenha o Sol em Touro, mas Vênus em Gêmeos, por exemplo. Todos manifestamos os doze arquétipos zodiacais pois fazemos parte de uma unidade que irá receber Saturno em Sagitário de forma integral para colapsar as possibilidades de expansão da nossa sabedoria a fim de criar nossa própria realidade.