
Solanácea original da Europa e Ásia Ocidental que aclimatou-se na América do Norte e sul do Brasil. Cresce em lugares sombrios, em meio a escombros e terrenos inférteis. As folhas e flores exalam um odor desagradável.
O medicamento é obtido pela tintura preparada com a planta inteira no começo de sua floração.
Similitudes e Sincronicidades:
É fácil identificar as similitudes entre astros e signos com os reinos animal, vegetal e mineral. Basta conhecer os padrões energéticos e arquetípicos. No entanto, ao longo da minha demorada pesquisa sobre os medicamentos homeopáticos, nenhum é tão evidente quanto a similitude entre Hyosciamus niger e o mais profundo e crítico desequilíbrio de Escorpião.
Cabe aqui uma observação: dos 12 signos zodiacais, Escorpião é o alvo favorito das fake news da astrologia fast food. O sexo, a morte, as perdas, a psique profunda são alguns dos itens que compõem o mundo arquetípico escorpiônico que causam polêmica e, em muitos casos, incômodo. Quando algum assunto causa incômodo, é mais fácil ridicularizá-lo de tal forma que o incômodo individual prolifere e se popularize como estereótipo para os demais possíveis incomodados. A partir desta distorção, o preconceito contra Escorpião e seus nativos começa a “colar” no imaginário simplório dos que nem conseguem atingir a ponta do iceberg do conhecimento astrológico.
Dito isto, devemos levar em consideração que os assuntos intensos e profundos de Escorpião podem desencadear, em contrapartida, problemas intensos e profundos também. E estes problemas estão na materia medica do Hyosciamus niger.
O ciúmes e seus correlatos (desconfiança, suspeita etc) são as principais manifestações do desequilíbrio deste similimum escorpiônico. Como estamos tratando de extremos, ou seja, de um medicamento dedicado a crises, surtos e convulsões desencadeadas no universo em desequilíbrio do signo de Escorpião, o ciúmes de Hyosciamus é extremo, agressivo, insultuoso.
Delírio erótico, exibicionismo, linguagem obscena, ninfomania revelam outro ponto fundamental para o signo de Escorpião que é a sexualidade. A fixação caótica e doentia manifesta este estado delirante, inclusive, os estados de histeria.
No corpo físico, o foco também é dirigido ao aparelho excretor – parte do organismo regido por Escorpião – e os sintomas oscilam entre a diurese e a diminuição do fluxo de urina; além da constante vontade de defecar sem efeito.
Verificadas estas similaridades, o medicamento também pode ser empregado para convulsões, alcoolismo que beira o delirium tremens, depressão que desencadeia insolência e insultos. Existe um leque de manifestações emocionais e mentais que são sintetizadas na depressão. A reação agressiva e insultuosa em decorrência da depressão induz o tratamento por Hyosciamus. Ele também é utilizado quando, após a crise delirante, instala-se no indivíduo o estupor com perda de memória e diminuição da capacidade intelectual.
Para finalizar: todo o indivíduo que tenha algum astro pessoal, ascendente ou, até mesmo, um stellium (agrupamento de 3 ou mais astros) em Escorpião pode desenvolver os sintomas acima? Não necessariamente. O determinismo não faz parte da Homeopatia, nem da Astrologia, mas da Alopatia. Tanto a Homeopatia clássica e a Astrologia quântica levam em conta a individualidade e as respectivas escolhas inerentes do nosso livre arbítrio. Um indivíduo com um stellium em Escorpião pode escolher se aprofundar em sua psique, ou sombras, enfrentar suas crises ou seu inferno pessoal entendendo a necessidade de transmutar suas emoções, e não controlá-las a fim de satisfazer qualquer imposição externa. Transmutar as emoções também significa vivenciar a própria sexualidade de forma prazerosa, sem culpas, medos ou remorsos. O medo da água, até mesmo de bebê-la, associado a Hyrosciamus niger, é o aspecto chave do medicamento. O elemento Água representa o temperamento cuja ênfase está nas emoções e sentimentos.