
Arbusto trepador nativo do sul dos EUA, cujo desabrochar das flores se dá na primavera, exalando um delicioso perfume. Conhecido popularmente como jasmim silvestre ou jasmim amarelo.
A tintura homeopática é obtida pela trituração de suas raízes colhidas um pouco antes da floração.
Similitudes e Sincronicidades:
Gelsemium sempervirens é um medicamento homeopático cuja similitude tem enfoque naqueles que apresentam hipersensibilidade nervosa e transtornos diante de qualquer notícia que provoca excitação ou emoções violentas. Em contrapartida, sua sensibilidade e vulnerabilidade deflagra o medo de falar ou se apresentar em público.
Por causa desta sensibilidade exacerbada, também tendem a desequilíbrios psicossomáticos como a afonia às vésperas de uma prova oral, por exemplo. Qualquer estímulo ou desafio afeta exageradamente o sistema nervoso e os reflexos emocionais, causando tremores, insônia ou diarreia.
Na Astrodiagnose, a sensibilidade é um assunto lunar. A Lua no mapa astrológico de nascimento representa as emoções e como lidamos com aquilo que nos afeta e sensibiliza. Entretanto, quando as reações emocionais são exageradas diante de qualquer estímulo, notícia ou desafio, a Lua deve necessariamente estar conectada ao nosso Ascendente. O Ascendente é uma espécie de “portal” pelo qual interagimos com o meio ambiente. Se somos muito vulneráveis diante deste meio por seus estímulos e, também reagimos psicossomaticamente, a Lua está em conjunção a nosso Ascendente. Em outras palavras, por ocasião do nascimento do indivíduo, a Lua estava ascendendo (nascendo) a leste no horizonte.
Existem outras conexões entre a Lua e o Ascendente como aspectos menos intensos no que se refere às reações emocionais, tais como o trígono, a quadratura e a oposição. O signo onde se encontrava a Lua no nascimento também é um fator que aumenta ou diminui a sensibilidade e a vulnerabilidade psíquica do indivíduo. A Lua em Câncer ou em Peixes conjunta ao Ascendente tem a maior possibilidade de reagir psicossomaticamente diante de qualquer estímulo do que as demais configurações.
Enfim, existe uma gradação no contato entre Lua e Ascendente e a sensibilidade ou a vulnerabilidade do indivíduo diante dos acontecimentos que o cercam.
O jasmim é atribuído à Lua e a Júpiter por diversos autores dedicados ao estudo da Herbologia e da Espargiria como Culpepper, Paracelso, Tisserand e Junius. Júpiter é o planeta da expansão na Astrologia e, em contrapartida, do exagero. Aspectos como a quadratura ou a oposição causam compulsões, distorções e exageros, o que também pode levar a reações hipersensíveis em decorrência de fatos ou estímulos externos.