
Informativo Semanal Templo de Minerva
QUARTO MINGUANTE EM GÊMEOS (23/08/19 às 11:56, horário de Brasília)
PERÍODO: De 23 a 30/08/2019
Em todas as fases minguantes, realizamos algum tipo de descarrego, banimento ou eliminação daquilo que não nos serve mais, do que está sobrando. Nos desapegamos de comportamentos, crenças e pesos que atrasam nossa dinâmica evolutiva.
O quarto minguante em Gêmeos envolve dois signos regidos por Mercúrio (Lua em Gêmeos e Sol em Virgem), portanto exige a eliminação e o desapego de conceitos, ideias, dogmas e dúvidas que nascem em nossa mente. Mercúrio corresponde a nossa mente, nosso raciocínio e nossa inteligência, além do sistema nervoso. Sua dupla regência compreende nossa capacidade de comunicação, observação, curiosidade e entendimento (Gêmeos) e a assimilação, classificação e análise das informações (Virgem). Claro que estes processos são muito pessoais levando-se em conta as infinitas combinações que Mercúrio realiza no mapa astrológico individual, seja por signo, casa, aspectos etc
Podemos observar que esta conexão mercurial entre o recebimento, observação, assimilação e análise de informações tende a ser cada vez mais caótica e confusa. É surpreendente que as facilidades no acesso às informações transformaram-se em algozes para a credibilidade das mesmas. Sem contar os interesses escusos de muitas fontes de informação que imprimem um viés tendencioso nas notícias exigindo um esforço bem maior do nosso Mercúrio particular e de seu discernimento.
De acordo com a filosofia quântica, criamos nossa própria realidade. Quando estamos alertas e colapsamos um significado dentre as vastas e contínuas ondas de possibilidades, adquirimos o poder de criar e de interromper a continuidade e a linearidade determinista. Com o Sol a pino no primeiro grau de Virgem, enquanto a Lua também no primeiro grau de Gêmeos acaba de descer a oeste do horizonte, este quarto minguante pode proporcionar este colapso a nível mental ou intelectual. Um excelente momento para eliminar (minguante = banimento) opiniões e ideias condicionadas ou informações distorcidas que não possuem mais significado coerente com nossos propósitos mais elevados.
No mundo dos smartphones e Iphones, a atividade mental é dinamizada de tal forma que muitas vezes “perdemos o fio da meada” de alguns objetivos ou trabalhos em curso. As notícias e informações chegam em real time e a facilidade de se comunicar, não apenas por um telefonema, mas por outros recursos como o whatsapp, por exemplo, nos exige pronto atendimento e atualizações constantes. Com isto, o silêncio e a meditação para dar ensejo aos insights criativos vão diminuindo. Como consequência, aquela ansiedade e sensação de inadequação começam a tomar conta minando nossa vitalidade. Começamos a esquecer até de respirar adequadamente.
Prática sugerida: Estamos diante do desafio de organizar e priorizar nossa atividade intelectual ou mental. Como a fase minguante é específica para banimento, ou seja, eliminação daquilo que não se adéqua à evolução do ser, então a purificação mental é recomendada com ênfase nesta fase. A utilização de óleo essencial de eucalipto, tanto globulus como citriodora, durante a prática da respiração pranayama é excelente para recuperarmos a lucidez e o discernimento, eliminando dúvidas, superficialidades e conteúdos duvidosos. Procure fazer esta prática até a Lua Nova em Virgem.
Calendário biodinâmico: De 23 a 24/8 : limpeza dos canteiros; De 25 a 27/8 : podas, corte de bambus, produção de matéria seca. De 28 a 30/8: plantio de amendoeiras, castanheiras, louro, camomila, girassol, canela, gengibre, ginseng brasileiro, dente-de-leão.