
Informativo Semanal Templo de Minerva
QUARTO CRESCENTE EM VIRGEM (10/06/19 às 02:59, horário de Brasília)
PERÍODO: De 10 a 16/6/2019
A
dinâmica da fase crescente entre Virgem (Lua) e Gêmeos (Sol) é
fundamentalmente racional e requer metodologia nas atividades. Apesar
de ser visto como um signo proeminentemente crítico e detalhista,
Virgem corresponde ao arquétipo da imanência, ou seja, ao mundo
manifesto e sua organização. A organização virginiana depende
quase que exclusivamente da prevenção combinada com a disciplina,
responsáveis pela criação de uma rotina saudável, prazerosa e
criativa. Se não temos hábitos saudáveis e nossa rotina é
cansativa e desmotivante, somos candidatos a problemas de saúde em
diversos níveis como o físico e o mental, por exemplo. Por isto que
o arquétipo virginiano da organização do mundo material nos alerta
para o caos da desorganização, da procrastinação e da confusão
consequentes à negação da criatividade do nosso self,
ou processo de individuação, como soberano nas escolhas que irão
construir o ritmo diário da nossa vida. Resistir a isto pode
desencadear a vulnerabilidade da nossa prevenção contra doenças,
pois se nossas escolhas fogem do nosso centro, fogem também da
homeostase.
A similaridade entre Gêmeos e Virgem é seu astro regente, Mercúrio. Mercúrio é o habilidoso mensageiro dos deuses e alquimista criativo das ideias. Seu enfoque intelectual possibilita a organização do pensamento e de rotinas que estruturam estratégias para atingir metas. Sem organização e disciplina não se chega a nada. Por mais que a palavra “rotina” soe enfadonha, precisamos reconhecer que a prática perseverante e preventiva nos encaminha para o sucesso em qualquer área. Claro que a motivação também é importante e, para se injetar motivação no intelecto mercurial, a visualização da concretização de metas é importante. É a partir da visualização que começa o trabalho, o aprendizado, o planejamento teórico e prático. Sem a disciplina que estabiliza a prática, não há aprendizado e, consequentemente, surge a frustração. Fazer agendas e planilhas organizacionais é inerente ao signo de Virgem que, por ser um signo do elemento Terra e de modalidade Mutável, adapta-se às necessidades do indivíduo e previne possíveis não conformidades no andamento das tarefas e atividades voltadas à realização de um objetivo. Se observarmos de perto a “natureza virgem”, concluímos que ela é de uma organização impressionante. Cada vegetal, animal, micro-organismo, inseto tem uma função que é cumprida sem procrastinação ou preguiça. É quase um caso de vida ou morte manter o equilíbrio do ecossistema em qualquer trecho observado. Se algo acontece fora do comum, a própria natureza recupera recursos para que tudo volte à organização habitual e rotineira. Ela sabe que organização, disciplina e rotina são fundamentais para a produção e o crescimento.
No momento do quarto crescente, a configuração celeste é tensa: astros nos signos mutáveis realizam quadraturas e oposições entre si, “desenhando” um quadrado e uma cruz pelos aspectos envolvidos. Sol em Gêmeos, Lua em Virgem, Júpiter em Sagitário e Netuno em Peixes são os envolvidos nesta configuração e exigem exatamente o entendimento taoísta e transcendente de Netuno em Peixes. Este é um alerta providencial para as oposições entre Plutão, Saturno em Capricórnio, e Marte em Câncer que estarão vigentes até o final deste mês. Em outras palavras, estamos em um momento que exige muita cautela e discernimento nas ações, sem envolvimentos instintivos autodestrutivos pautados em mágoas e frustrações vindas do passado.
Prática sugerida: A fase crescente, especialmente sob Virgem, é salutar para a organização e o planejamento de novas atividades. O foco, ao longo do período, é dedicar energia e tempo para seu trabalho ou projeto. Se não estiver trabalhando ou sem nada planejado, ajude a quem precisa e adquira experiência e prática.
Calendário biodinâmico: De 10 a 12/6 : plantio de estaquias, principalmente, flores e ervas aromáticas como lavanda e malva. De 13 a 14/6 : transplante de mudas, adubação. De 15 a 16/6 : plantio de mudas de árvores frutíferas.