Informativo Semanal Templo de Minerva
Lua Nova em Gêmeos (13/06/18 às 16:43, horário de Brasília)
Período: de 13 a 20/06/2018
“FIXAÇÃO DO VOLÁTIL”
Na linguagem hermética, o signo de Gêmeos representa a fixação no processo alquímico, muitas vezes simbolizado por um indivíduo agarrando um pássaro nas gravuras alquímicas. No tarot, o arcano dos Amantes, regido pelo signo de Gêmeos, também representa este encontro do princípio volátil (enxofre) com o princípio fixo (mercúrio). Este ‘casamento’ entre os opostos revelado pelo arcano maior, prepara para a união resultada da dissolução dos egos. Na Árvore da Vida, o caminho regido pelo arcano dos Amantes, ou pelo signo de Gêmeos, une a esfera do Self (Tipharet) com a esfera da formação arquetípica (Binah), elevando a individuação para seu atributo arquetípico.
Não existe acaso, portanto, do Dia dos Namorados coincidir com o trânsito do Sol pelo signo de Gêmeos. Este é o momento de reverenciar o casamento alquímico e a união dos opostos. A dualidade racional de Gêmeos, signo do Elemento Ar, reduz-se a um elemento superior, a dedicação a algo maior que é o Amor.
Mercúrio, regente do signo de Gêmeos, encontra-se em Câncer recebendo a oposição de Saturno em Capricórnio ao longo deste período. Isto significa que a fragilidade desponta a partir da dificuldade em discutir-se sentimentos. Medo de abrir-se e de não ser compreendido ou atendido. Outro aspecto que também se inicia é a oposição entre Marte em Aquário e Vênus no último grau de Câncer, encaminhando-se para Leão. O confronto entre estes dois amantes da mitologia greco-romana pode indicar as divergências entre os amantes e parceiros. Desnecessário dizer que investir no diálogo franco é a saída evolutiva em tempos geminianos.
Prática sugerida: O encontro dos luminares, Sol e Lua, no signo de Gêmeos é a melhor oportunidade para o diálogo entre amantes, amigos, membros familiares etc. Claro que, os diálogos que envolvem assuntos sensíveis que fazem com que as pessoas se sintam vulneráveis devem ser feitos com cautela. Mas não deixe de investir na espontaneidade da conversa, pois é isto que aproxima e une os seres.
Calendário biodinâmico: De 13 a 15/6 : adubação em canteiros, colheita de hortaliças, raízes, rizomas, tubérculos, bulbos; De 16 a 17/6 : plantio de girassóis, arnica silvestre e mudas de ipê; De 18 a 20/6 : plantio/colheita/beneficiamento de ervas medicinais.