Quarto Crescente em Sagitário: Conhecimento da Verdade
Informativo Semanal
Em 24/08/23 às 06:57, horário de Brasília
Período: de 24 a 30/08/2023
Esta fase lunar de crescimento e expansão envolve dois signos cujas concepções de verdade e realidade são bem distintas.
O Sol em Virgem é discriminador e racional. A visão de mundo de Virgem é científica, pois exige o entendimento de um sistema lógico e organizado. Virgem é um signo do elemento Terra voltado à sensação como temperamento predominante, ou seja, os sentidos físicos são fundamentais para o reconhecimento do mundo à sua volta.
A Lua em Sagitário, signo do elemento Fogo, necessita do estímulo energético vital chamado “fé”. O otimismo sagitariano está intimamente ligado a suas crenças e filosofias. A busca pela verdade é mais importante do que a verdade em si, pois as aventuras e viagens rompem barreiras e limites da racionalidade virginiana.
Você acredita em você mesmo, naquilo que está realizando, planejando? Quando se fala sobre a “fé” sagitariana, a primeira opção que vem à mente é a religião, mas ela não é a única. Por ser um signo de Fogo, Sagitário é a conexão da alma com a sua verdade e, nem sempre, esta verdade pessoal pertence a algum sistema religioso. Por isto que nossas verdades devem nos estimular a romper limites, enfrentar desafios, pois todo o ser humano precisa acreditar naquilo que encontra significado em sua alma. Quando não buscamos nossas verdades, nos tornamos vazios, depressivos e negativos. Entretanto, todas as “verdades” e “realidades” necessitam da análise virginiana, que as comprova. O ceticismo de Virgem pode ser muito útil nos questionamentos que a busca pela verdade de Sagitário traz. Acreditar apenas pelo sentimento expansivo e eufórico que um determinado conhecimento ou filosofia nos traz é fútil, não conduz ao enraizamento necessário e pode desencadear fanatismos e julgamentos excludentes.
A sabedoria do deus Thoth pode nos ensinar a lidar com informações, conhecimentos e extrair o que há de melhor neles. Deus da escrita e da Magia, Thoth registrava todos os fenômenos e os organizava na Tábua de Esmeralda, que ficou conhecida como o compêndio do conhecimento hermético (Hermes de Trimegistro, outro nome de Thoth). Sempre recomendo a meus clientes a utilização de um “diário evolutivo”, pois a organização do pensamento ou, até mesmo, dos sonhos e insights ajudam muito no planejamento e no autoconhecimento, dentre várias outras vantagens. Cada um de nós pode compor a "tábua de esmeralda" individual com experiências, aprendizados, intuições, registrando-os num diário evolutivo. Comparando-o com ciclos astrológicos e recordando anotações passadas traz à tona o aprendizado em cada fase de nossas vidas, além de identificar alguns saltos quânticos.
Práticas sugeridas: Invista naquilo que faz sentido, ou seja, naquilo que você acredita e que traz uma sensação empolgante. Pode ser um relacionamento que está começando, um trabalho, um curso. Analise sua vida e comece a detectar e se afastar daquilo que está no “automático”, sem estímulo, sem significado, sem esquecer da ponderação racional. Comece a empregar sua energia naquilo que você acredita essencialmente!
Calendário biodinâmico: De 24 a 26/8 : adubação, fertilização de canteiros; De 27 a 28/8: plantio de cavalinha, confrei, mirra, vetiver, patchouli, lúpulo, beladona; De 29 a 30/8: plantio e colheita de flores, frutos e folhas diversos.
Comentários
Postar um comentário