Lua Cheia em Peixes - Influência de Saturno - Busca pela Transcendência
Informativo Semanal
Em 30/08/23 às 22:35, horário de Brasília
Período: de 31/8 a 06/09/2023
“Tradicionalmente, Peixes é considerado o último signo da roda zodiacal. Na verdade, ele finaliza um ciclo que iniciou-se em Áries. Esta finalização de Peixes condiz com o retorno da alma humana à substância primordial ou à Anima Mundi que também pode ser traduzida na linguagem junguiana como inconsciente coletivo. Trata-se do começo e do fim de tudo o que existe, onde encontramos todos os atributos de todos os arquétipos sem distinção. Quando nos manifestamos no mundo material (Virgem), comumente esquecemos que viemos de uma dimensão onde não existe separação entre o “eu” e o “outro”. Isto não significa que ela deixa de existir. Quando paramos nossa rotina do dia a dia e nos isolamos em silêncio contemplativo, ou em estado meditativo, podemos acessar esta dimensão mais sutil. Tornou-se difícil o apaziguamento suficiente para atingir estados alterados de consciência, pois o mundo material nos absorve quase completamente, ao deixarmo-nos escravizar pela necessidade de “fazer” para “ter” algo. Muitas vezes é uma espécie de fuga porque não queremos atingir um estado sensível ou sensitivo que Peixes proporciona. Acessar as profundezas do nosso inconsciente pode gerar questionamentos sobre o propósito de todos os nossos afazeres e a nossa conduta utilizada para atingi-lo. Ao adentrar no mundo monista de Peixes, percebemos o quanto estamos sós e como fazemos parte de um grande organismo cósmico. Parece contraditório, mas o signo de Peixes reúne em si o extremo isolamento com a total conexão com a Substância de Espinosa ou com a Anima Mundi dos alquimistas. Esta contradição auxilia na nossa busca do “ser” e nos torna intuitivos o suficiente para realizar o processo de individuação. “ (SCHWARZWALD, Mônica. O Salto Quântico Astrológico: A TeoriaQuântica Aplicada aos Arquétipos Astrológicos, 2018).
Em seu movimento retrógrado para os primeiros graus de Peixes, Saturno une-se à Lua e opõe-se ao Sol em Virgem. Mais do que uma "lua azul", este plenilúnio tem uma peculiaridade exigente quanto à transcendência individual e coletiva. Em outras palavras, a influência de Saturno nesta poderosa fase reflete a urgência pela busca do transcendente em detrimento do imanente, uma vez que em tempos de conflitos e crises crescentes, "o mar não está para peixe". Introspecção e reflexão diante da realidade exposta pode ser contraditória na lua cheia, mas é o momento de iluminação interna, compreensão de nossas 'sombras' e de outros conteúdos dos quais costumamos fugir. Esta é uma importante busca individual e coletiva de enfrentamento de medos.
Práticas sugeridas: Coloque uma ametista e algumas flores de lavanda em água mineral ou filtrada em um copo de vidro durante a noite entre quarta (30/8) e quinta (31/8) sob o luar. Beba a água na manhã seguinte.
Calendário biodinâmico: De 31/8 a 1/9 : colheita e beneficiamento de lavanda, babosa, erva cidreira, cânfora, jasmim, losna; De 2 a 3/9:colheita e beneficiamento de pimentas, mulungu, arruda, malva, manjericão, tanchagem, poejo, patchouli; De 4 a 5/9: colheita e beneficiamento de mil-em-ramas, rosas, tomilho, verbena, violeta, malva; Dia 6/9: poda para produção de biomassa, matéria orgânica, lenha, aplicação de fertilizantes ou adubação.
Comentários
Postar um comentário