Lua Nova em Câncer - Casamento Alquímico - Introspecção

 

Informativo Semanal

Em 17/07/23 às 15:31, horário de Brasília

Período: de 17 a 25/07/2023

O casamento alquímico entre o consciente (Sol) e o inconsciente (Lua) durante a lua nova era o momento escolhido por Carl G. Jung para o começo de uma terapia, pois o contato objetivo com a psique e as emoções poderiam fluir mais facilmente nesta fase lunar. A “escuridão” desta fase reflete, arquetipicamente, nossas sombras projetadas a partir do inconsciente. Por isto que Jung, em sua sabedoria mística, valorizava esta fase como iniciação para o tratamento terapêutico.

Este contato com as sombras da psique pode se tornar mais intenso em Câncer, cujo regente é a própria Lua por suas afinidades com o arquétipo materno, protetor, familiar e tradicional. A noção de família sempre remete ao passado e aos condicionamentos que recebemos dos nossos antepassados. As emoções e os instintos também são atributos deste arquétipo que, ao perceberem a vulnerabilidade e a possível falta da proteção canceriana no presente, podem reagir desencadeando o “ponto cego” do signo de Câncer, ou seja, a fuga para a toca do caranguejo ou para o passado que não existe mais. Por isto que, no sistema floral de Bach, Clematis é um dos “12 Curadores” e tem similaridades com a desarmonia canceriana. Clematis é a essência floral para aqueles que costumam se abstrair do 'aqui e agora' em consequência de algum choque com a realidade que os fragiliza.

Podemos entender então, que a fuga do momento presente ou da realidade e o apego aos condicionamentos do passado são sintomas de desequilíbrio dos astros pessoais no signo de Câncer, em especial, a Lua.

A ansiedade, a melancolia ou a depressão são alguns dos sintomas da dependência ou da compulsão originadas quando os instintos e as necessidades se transformam em escapismos que comandam quase que exclusivamente os sentimentos e escolhas do indivíduo. O salto quântico esperado é o entendimento e o autoconhecimento das mais profundas necessidades desde seu nascimento e a remoção dos apegos e dependências. Compreender o arquétipo lunar sob uma visão racional pode auxiliar no encaminhamento para terapias a partir do reconhecimento de questões do passado ou das relações familiares que são representadas nas configurações do signo lunar de nascimento e respectivos aspectos e interconexões com outros planetas no mapa astrológico.” (SCHWARZWALD, Mônica. O Salto Quântico Astrológico – A TeoriaQuântica Aplicada aos Arquétipos Astrológicos, 2018).

A Lua também sempre é associada a processos organizados da Natureza e à magia ritualística. Seus movimentos e fases, se bem acompanhados e assimilados, conduzem a alma a transformações que a aproximam da quintessência do ser, aumentando sua sensibilidade e sensitividade. Sonhos premonitórios ou reveladores podem ocorrer neste processo de depuração.

Práticas sugeridas: Durante o pôr do Sol nesta fase nova, em especial, no primeiro dia, deite-se e respire profundamente. Coloque uma pedra-da-Lua (cristal) no chacra básico (3 dedos abaixo do umbigo). Se quiser, queime um incenso de jasmim ou aplique seu óleo essencial no chacra básico juntamente com o cristal. Atente a todas as emoções e sentimentos que vierem à tona. Registre-os no seu “diário evolutivo”.

Calendário biodinâmico: De 17 a 18/7: poderoso momento para semear mudas de qualquer espécie desejada; De 19 a 20/7: semeadora de cítricos, citronela, alecrim, girassóis, açafrão, camomila, louro; De 21 a 23/7: colheita e beneficiamento de raízes, tubérculos, rizomas; De 23 a 25/7: transplantes de mudas para canteiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trânsito de Saturno em Peixes

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte